quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioClimaAberturas de sol em Blumenau, mas frente fria traz instabilidade para Santa...

Aberturas de sol em Blumenau, mas frente fria traz instabilidade para Santa Catarina

 

 

Foto: Michele Lamin

 

O domingo (14/07/19) amanheceu em Blumenau com a formação de nevoeiro devido à temperatura amena e o vento fraco. A nebulosidade diminuiu e já ocorreram  algumas aberturas de sol. No final do dia, a passagem de uma frente fria deve causar pancadas isoladas de chuva e não se descarta alguma trovoada.

Neste momento (11h42min), faz 19,1°C com previsão de não passar dos 26°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 5h, quando fez 15,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 64 cm e a umidade relativa do ar em 87,4%. Vento fraco a moderado de direção variável.

Em Santa Catarina, do Oeste ao Litoral Sul, ocorrem pancadas de chuva com trovoada já no decorrer da manhã. Nas demais regiões, céu nublado a encoberto, com chuva isolada a partir da tarde. A temperatura fica mais alta na região norte, baixando no período da noite especialmente do oeste ao sul. Vento noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas. A frente fria está próxima do Litoral catarinense.

A segunda-feira (15) começa com tempo instável em Blumenau, por causa da frente fria que atua sobre o Estado. No decorrer do dia, céu nublado a encoberto e períodos de melhoria alternados com chuva fraca a moderada isolada e condição para trovoadas. Com a cobertura maior de nuvens, a temperatura fica mais baixa, com mínimas entre 12 e 14°C, e máxima de 16 a 18°C. O vento se mantém fraco da direção sudeste.

Em Santa Catarina. o tempo também fica instável com chuva e trovoadas isoladas, melhorando no decorrer do dia a partir do oeste e sul do estado, com o avanço de uma massa de ar frio e seco. Temperatura em declínio, mínima à noite em todas as regiões, próxima de 0 °C nas áreas altas do Planalto Sul. Vento sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas. Frente fria próxima no litoral e um cavado mantém a instabilidade.

 

Na madrugada de terça-feira (16) mas ainda há condição para chuvisco isolado. Mas no decorrer do dia, à medida que a frente fria se afasta para Sudeste, a condição para chuva diminui, bem como a nebulosidade, passando a ocorrer algumas aberturas de sol. As temperaturas em Blumenau mínima e máxima ficam em torno de 11°C e 19°C.

Em Santa Catarina, o tempo fica estável com sol em todas as regiões, com presença de nevoeiros ao amanhecer. A temperatura será mais baixa ao amanhecer e no período noturno, inclusive com negativas em torno de -1 a -3°C nas áreas altas do Planalto Sul. Pode gear nas áreas altas do estado, especialmente do Oeste ao Planalto. O vento permanece sul/sudeste, passando a nordeste no decorrer da quarta-feira, moderado com rajadas mais intensas no Litoral. A mesma condição do tempo está prevista para os próximos dois dias pelo Epagri/Ciram no Estado.

 

Um sistema de alta pressão posicionado no litoral catarinense favorece a presença e variação de nuvens nesta quarta-feira (17) em Blumenau. O frio ganha intensidade, com mínima entre 7 e 9°C no início da manhã. As aberturas de sol irão colaborar no aumento da temperatura, deixando a máxima entre 16 e 18°C.

 

A circulação marítima mantém a presença de muitas nuvens, algumas aberturas de sol e não se descarta a condição para chuva fraca e isolada nos extremos destaquinta-feira (18) em Blumenau. A temperatura mínima pode chegar a 9°C e a máxima a 19°C.

 

Tendência para SC, entre 19 a 28 de julho de 2019

A semana termina com tempo estável, sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação. Próximo ao dia 22, outra frente fria deve passar pelo estado, provocando chuva em todas as regiões, com maior acumulado no oeste e sul de Santa Catarina.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS