quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioEventosAberta 29ª Semana Acadêmica de Matemática da FURB

Aberta 29ª Semana Acadêmica de Matemática da FURB

Semana-Academica-Matemática-FURB

Foi aberta na noite desta segunda-feira (05/5) a 29ª edição da Semana Acadêmica do curso de Matemática da FURB. O cerimonial de abertura do evento, realizado no Auditório da Biblioteca (Prof. Padre Orlando Maria Murphy), contou com a presença do reitor da Universidade, João Natel Pollonio Machado, e teve como primeira atração a palestra com o professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Martins Müller, com o tema “Metaheurísticas, Matheurísticas e Modelos Matemáticos para Problemas de Sequenciamento de Bateladas”.

Criada em 1985, a Semana Acadêmica de Matemática chega em 2014 a sua 29ª edição e traz como tema “Matemática, Seus Significados e Suas Relações”. Concebida inicialmente como um local de apresentação de novidades teóricas mais específicas para professores, o evento foi aos poucos sendo encampado pelos alunos da Instituição, transformando-o em um “pequeno espetáculo” eclético no mundo dos números, como explica o professor e coordenador do curso, Nelson Hein.

Também segundo Hein, o objetivo do evento é “promover ideias e experiências entre os estudantes do ensino superior, docentes de matemática, profissionais e pesquisadores da área, de modo a divulgar esta ciência em seus diversos aspectos”.

O evento, que segue até dia 9 de maio, acontece paralelo ao Dia da Matemática, comemorado nesta terça-feira (06/5), em alusão ao nascimento do escritor e professor Julio Cesar de Melo e Souza, conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan e criador do livro “O Homem que Calculava”, um dos maiores sucessos da literatura mundial.

A 29ª Semana Acadêmica de Matemática traz mais duas palestras. A primeira é nesta quarta-feira (07/5), com a professora doutora Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), com o tema “Curriculo de Matemática: Necessidade e Perspectivas”. E na sexta-feira acontece a palestra “Aspectos Quantitativos no Despacho Hidro-Térmico”, com o professor doutor Reinaldo Castro Souza, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), seguida da confraternização de encerramento.

As palestras acontecem no Auditório da Biblioteca (Prof. Padre Orlando Maria Murphy), Câmpus 1 da FURB, das 19h às 20h30min.

Para os inscritos nos minicursos programados do evento, os encontros acontecem nesta terça-feira e quinta-feira (06 e 08/5), nas salas do 5º andar, Bloco I, das 18h30min às 20h e das 20h30min até as 22h.

via FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS