Após a despressurização da tubulação rompida nesta terça-feira (4/12/18), na BR-470, em Blumenau, a equipe da SCGás conseguiu conter o vazamento na rede de gás natural. Somente às 14h15min, a Polícia Rodoviária Federal liberou o trecho interditado próximo do Parque das Itoupavas.
A Gerência de Operações da SCGÁS trabalha agora para reparar os danos na rede e aos poucos o atendimento aos clientes com abastecimento paralisado será reestabelecido. De acordo com a diretoria técnica comercial da operadora, 51 indústrias, 22 postos de GNV e 14 clientes do mercado urbano tiveram seus fornecimentos interrompidos devido ao acidente.
A maior parte destes clientes tem sede em Blumenau, mas a lista inclui também consumidores de gás natural de Indaial, Timbó, Pomerode, Rodeio, Ascurra, Apiúna, Ibirama, Rio do Sul, Pouso Redondo e Lages. As áreas comerciais da Companhia seguem em contato constante com os afetados pela ocorrência.
A tubulação, que possui pressão de trabalho de 35 Kgf/cm², se rompeu, após ser atingida por uma retroescavadeira que trabalhava nas obras de duplicação da BR-470. Casas em um raio aproximado de 300 metros foram evacuadas por causa do vazamento de gás.