Na manhã desta terça-feira (18/11/16) indígenas de José Boiteux, invadiram uma casa e tomaram como reféns um homem de 24 anos e um adolescente de 15. Segundo uma moradora local, a filha do refém de 4 anos viu o pai ser amarrado e arrastado. Um vizinho dela é casado com uma indígena. Ela relatou à família que o marido está ferido e que na noite de terça teria sido ameaçado com um facão.
Os índios pedem a saída de seis famílias não-indígenas que moram na comunidade da Serrinha, uma área reivindicada como terra indígena. Algumas estradas que dão acesso à aldeia foram interditadas pelos índios.
Por volta das 10h30min desta quarta-feira (19), uma rua central do município do Alto Vale também foi interditada por pneus, próximo ao portal de entrada. Foi um manifestação de protesto pela libertação dos reféns. Dois pneus estavam em chamas.
Fotos: via WhatsApp
O local fica em frente ao FUNAI e há boatos de que a sede do órgão que trata dos assuntos indígenas pudesse ser invadido, mas nada oficial. Parentes dos reféns e moradores, podem fechar a rodovia BR-470 se as vítimas não forem libertadas até o fim da tarde. Isso causaria um enorme problema para o trânsito de todo o Vale do Itajaí.
Um veículo estacionado próximo ao local interditado, mostra um cartaz exigindo a liberdade dos reféns presos deste ontem. Por enquanto, nada indica uma solução próxima.