sexta-feira, 30 julho 2021
InícioArtigoColunaA busca de intraempreendedores

A busca de intraempreendedores

Confira o primeiro texto da coluna semanal do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau e atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina.

Por *Moris Kohl

Nos últimos 15 anos tenho lido, estudado, escrito sobre o tema liderança, sei que não vou encerrar o assunto pela complexidade, universo de informações e necessidades de atualização constante.

Existem muitos estilos e tipos de liderança, a exemplo dos tipos de liderança como: liderança coercitiva, controladora, especialista, referencial, isto sem falar dos estilos, sempre a cada década surgem novas nomenclaturas de líderes.

Quero trazer cada tipo e estilo para debater na coluna Gestão em Foco, mas meu foco neste artigo é despertar a necessidade na soma de competências entre empreendedores e gestores para o alcance dos objetivos organizacionais.

As empresas através dos líderes e gestores têm a missão de proporcionar ambientes competitivos no qual a empresa conecte-se globalmente, desafio este antes da pandemia mundial, agora mais do que nunca o processo foi acelerado aos líderes e gestores.
Para tal, os gestores de pessoas terão o desafio de desenvolver dentro das organizações líderes empreendedores com visão de negócios, chamamos de intraempreendedor “profissional que tem habilidades de conectar ideias e inovações com atitudes proativas na empresa”.

Veja algumas habilidades que precisam ser observadas e desenvolvidas:

  • Crescimento por meio de desempenho;
  • Praticidade em buscar soluções;
  • Integrar equipes diversificadas;
  • Discernimento dos interesses de clientes e acionistas;
  • Habilidades socioemocionais;
  • Proatividade.

Estas e outras habilidades fazem com que o talento esteja mais focado no negócio, contribuindo com a formação de pessoas para ajudá-lo no desafio.
A frase de Michael Jordan traz a reflexão “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

Portanto líderes e gestores o desafio está na captação, formação e desenvolvimento de líderes intraempreendedores para o seu negócio.

 

* Moris Kohl é gestor, professor, consultor empresarial e atual diretor de ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina. Ex Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, foi presidente do Colegiado de Secretários de Desenvolvimento Econômico da AMMVI. Sua experiência envolve trajetória em Instituições e Entidade Empresarial.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS