Texto: Claus Jensen | Fotos: Luciano Bernz
Apesar da meteorologia apontar possibilidade de chuva para a tarde desta quarta-feira (12/10/16), ainda bem que ficou só na previsão. Assim as 113 atrações do terceiro desfile da 33ª Oktoberfest, percorreram “secos” a Rua XV de Novembro esbanjando alegria.
OBlumenauense transmitiu ao vivo, com muito sucesso o desfile. O nosso colaborador Luciano Bernz fez milagre transmitindo com seu celular pelo Facebook, ao mesmo tempo em que registrava as fotos que compartilhamos logo abaixo. Ele não poupou cliques, e eu tive a difícil (e agradável) tarefa de separar 214 das mais de 800 imagens.
O evento contou com a participação de aproximadamente 3.500 pessoas, quando a principal rua da cidade virou novamente uma passarela dos blumenauenses. Não estou esquecendo dos moradores do Vale do Itajaí, que sempre são bem vindos, afinal quem não quer bem seu vizinho?
No Dia das Crianças, centenas delas estavam vendo e participando do 149º desfile de todos os realizados nesses 33 anos de Oktoberfest. A Banda Municipal da Escola Básica Municipal (EBM) Pedro II foi o primeiro a ser visto por volta das 16h. O público também pode apreciar as novidades desse ano, que são o Dampeschiff, um carro em comemoração ao Vapor Blumenau inclusive com uma chaminé em funcionamento. Outro que fez sucesso é o Vanneixompéia, um carro com uma bateria acústica sendo tocada e seguida por um grupo de tomadores de chope.
Como nas edições passadas dos desfiles, a Fundação Pró-família marcou o passo ao longo da Rua XV de Novembro, confirmando mais uma vez ser uma entidade referência pelo trabalho que desenvolve em prol das crianças, jovens e idosos. O carro um Brinde à Tradição também marcou presença no desfile, comemorando, nesta quarta-feira, 30 anos de participação no evento. Durante esse mesmo tempo, o fotógrafo Ingo Penz comanda o Choppmotorrad, ainda considerada uma das maiores atrações.
A gastronomia foi lembrada com o Cuca Wagen (carro da cuca) e o Essen Wagen (carro da comida). Não poderiam faltar a família “Peia”, com a presença do Bondepéia, Planetapeia, e os outros consagrados carros alegóricos. Passaram pela via, representantes das entidades assistenciais que desenvolvem um trabalho humanitário no município.
Matheus Ribeiro do Nascimento de 6 anos, estava apoiado nos braços do pai, Fernando do Nascimento, apontava com os dedos das mãos para as alegorias que abusavam das cores. “Somos de São Paulo e vamos retornar ainda esta semana para casa. É a terceira vez que participamos dos desfiles. Acredito que as atrações são um show a parte”, diz Fernando.
Nos próximos sábados (15 e 22), os desfiles começam às 16h. Na semana que vem, tem outro na quarta-feira (19) às 19h30min. São mais 3 oportunidades para ver algo que muitos brasileiros gostariam de ter a chance.