Cerca de 2.400 crianças estiveram reunidas na manhã desta terça-feira (27/9/16) no Teatro Michelangelo, na Uniasselvi, para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. Neste ano, 28 escolas municipais foram atendidas pelo programa, com aulas que abordam a prevenção às drogas e à violência para turmas dos 5º anos.
Para a estudante da EBM Francisco Lanser, Sabrina Aparecida Moreira da Silva, 12 anos, as aulas foram importantes. “Agora já sei o que fazer para não seguir esse caminho”. Já sua colega Edna Correa, 10, contou que o programa a fez enxergar os policiais de outra maneira. “Não sabia que eles faziam tão bem para as crianças, gostei muito”.
A professora regente da turma delas, Laisa Rosinski, avalia que a atuação dos policiais com esta faixa etária é muito importante. “Eles estão na fase das descobertas e, com o programa, eles passam a conhecer os efeitos negativos das drogas, prevenindo-se”.
Do total de crianças que participaram das aulas, mais de 1.600 são da rede municipal. Segundo a secretária de Educação, Patrícia Lueders, a parceria entre a Secretaria Municipal e a Polícia Militar é fundamental para trabalhar a prevenção e o resgate das famílias com a escola. “A abrangência do Proerd na nossa cidade é muito importante e esperamos que essa parceria se perpetue”, completou.
O programa abrange ainda escolas das redes estadual e particular. Durante a tarde, haverá a formatura de outras turmas, a partir das 14h30.
Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith, da SECOM / Blumenau