Operação Conjunta de Trânsito termina o primeiro mês com avaliação positiva do SEPLAN

Imagem: Google Maps (Street View) | Abril 2016

 

Em agosto foi implantada a Operação Conjunta de Trânsito, quando mais guardas começaram a atuar nas ruas nos finais de tarde, além do monitoramento do tráfego em tempo real. O secretário de Planejamento Urbano (Seplan), Juliano Gonçalves, considerou o resultado satisfatório em setembro, principalmente na primeira semana. “A ação da guarda, colocada em pontos previamente definidos, mostrou que a operação conjunta foi eficiente e cumpriu o objetivo. Mesmo com o fluxo intenso de veículos, o trânsito teve maior fluidez e não registramos congestionamentos como nos últimos meses”, analisou Gonçalves.

A operação pretende minimizar o impacto do grande número de veículos no Centro de segunda a sexta-feira, no período das 17h às 20h, no início de cada mês. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur) também atua na sinalização viária e nos semáforos, bem como a Secretaria de Comunicação (Secom) na divulgação das ações.

A operação deve ocorrer sempre nos dez primeiros dias de cada mês, quando a média diária de circulação de veículos aumenta cerca de 20% na região central. Segundo dados da Seplan, no centro da cidade, apenas nas três principais vias, Sete de Setembro, XV de Novembro e Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio), circulam diariamente aproximadamente 87 mil veículos.

Nos últimos dez anos, Blumenau praticamente dobrou a frota que circula nas ruas. Conforme dados do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), em 2006 eram 145 mil e atualmente são 248 mil veículos, sem considerar os que vêm ao município provenientes de outras cidades.