Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen
Na noite desta quarta-feira (30/8/16) aconteceu a cerimônia da “Formatura do Fogo” em batalhões de todo Estado de Santa Catarina. Em Blumenau, estava programado para ocorrer no pátio do 10º Batalhão de Polícia Militar, mas devido a previsão de chuva, ela foi transferida para o ginásio da Fundação Pró-Família, localizada atrás do Parque Ramiro Ruediger.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades da Polícia Militar como a comandante da 7ª Região, Cel Ten Claudete Lehmkuhl; a coordenadora do curso de formação de soldados, Major Patrícia Maccari; além de outras. Também participaram familiares e amigos dos formandos, além da banda do 23º Batalhão de Infantaria, que apresentou várias músicas, entre elas o Hino Nacional.
A formatura do fogo é uma cerimônia implantada pelo Centro de Ensino da Polícia Militar, que serve como um rito de passagem marcando o término do período básico de formação. Durante o evento, são entregues formalmente aos alunos a sua primeira farda, cuja vestimenta os torna legítimos representantes do Estado de SC, que tem como missão, proteger os cidadãos, bem como o patrimônio público e privado.
A Cel Ten Claudete Lehmkuhl ainda não sabia informar com precisão quando os novos soldados começam a trabalhar, mas espera que até outubro. “Na verdade se trata de um batismo desses policiais, um rito de passagem que marca o primeiro uso da farda. Ele é muito significativo porque a partir de agora eles já podem utilizar essa farda e nós esperamos que a curto prazo eles possam fazer o estágio. Isso também vai representar um aumento no número de policiais atuando na cidade. Já solicitamos a diretoria de ensino da PM para nos informar a data que podemos começar a empregar. Nós esperamos que pelo menos na Oktoberfest já possamos utilizá-los“, comenta.
Após a cerimônia, representantes do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) Garcia, conversaram com a Ten Cel Claudete Lehmkuhl, pedindo mais apoio na região, principalmente aos comerciantes que vem sofrendo assaltos diários. Após uma reunião com o comando do 10º BPM, já foi intensificada a ação policial, por isso o objetivo dos representantes na verdade, era falar com o Secretário de Segurança Pública César Augusto Grubba, mas ele não compareceu ao evento.