A chuva da tarde desta quarta-feira (17/8/16) veio com a frente fria e causou estragos em alguns lugares de Blumenau. Foram registradas rajadas de ventos, granizo em algumas localidades, além da chuva forte.
Uma placa do SAMAE, na Central de Atendimento da Rua Amadeu da Luz, Centro de Blumenau, voou sobre a via, mas felizmente não atingiu ninguém. Na Rua Carlos Rischbieter, bairro Boa Vista, uma árvore caiu no meio da pista, fechando-a parcialmente. A Guarda de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já estão no local e a árvore está sendo retirada.
Segundo o Secretário da Defesa e do Cidadão, Marcelo Schrubbe, em Blumenau foram registradas várias ocorrências em função das rajadas de vento principalmente de árvores, duas inclusive na frente da prefeitura. Na área central chegaram a uma velocidade de 80 km/h. Por toda cidade ocorreram vários destelhamentos e quedas de placas.
O vento forte também destelhou parte de uma casa na Rua Cláudia Sievert, transversal da Vereador Romário da Conceição Badia. As telhas atingiram a máquina de lavar, centrífuga e ainda quebrou o varal.
Entre às 13h e 14h, a estação que registrou maior volume de chuva foi a do bairro Passo Manso, onde choveu 13,4 mm. As outras estações com maior volume de chuva foram a da Itoupavazinha e Fidelis com 12mm; Itoupava Central com 11,2mm e Coripós com 10mm.
“Foi registrada precipitação de chuva de 13 mm em apenas 15 minutos. Isso representa cerca 1 milímetro por minuto, o que projetando para uma hora, chegaria a 60mm, o que é muita coisa”, finaliza Schrubbe. Segundo ele, não foi registrada nenhuma ocorrência de alagamento na cidade.