Polícia Militar apresenta projeto de novo prédio no mesmo local onde está hoje

Policia-militar_ACIB_15-8-16_03

 

Nesta segunda-feira (15/8/16), foi apresentado para a diretoria da ACIB, o projeto do novo Batalhão da Polícia Militar em Blumenau. A reunião foi coordenada pela comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Claudete Lehmkuhl, e pelo novo comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Jefferson Schmidt.

O dois defenderam a manutenção do batalhão onde estão localizados hoje, e mostraram vantagens de fazer um novo prédio no local. Até então, a discussão levava em conta a ideia de ocupar a antiga sede da empresa Lancaster, mas essa opção demandaria muitos gastos com reformas e manutenção.

O novo projeto prevê uma estrutura de três pisos, com altura livre de enchente e heliponto na parte superior. “Acreditamos que o melhor seria a permanência no local (Rua Almirante Tamandaré) também pela proximidade da Vila Germânica, Centro, Delegacia Regional, Fórum e outras instituições”, acrescentou.

 

Policia-militar_ACIB_15-8-16_01

 

A comandante Claudete disse que a estrutura que abrigava a empresa Lancaster é extremamente grande, de difícil reforma, com custo provavelmente até superior do que uma nova obra. “Me preocupa muito para o futuro a manutenção desta grande estrutura, porque hoje estamos com escassez de recursos para este fim. Precisamos estar na rua e ter uma administração o mais enxuta possível para atingir nosso objetivo final que é a preservação da ordem pública”, apontou a comandante Claudete.

 

Policia-militar_ACIB_15-8-16_02

 

O tenente coronel Jefferson Schmidt exibiu fotos da atual estrutura da Lancaster mostrando problemas como infiltração nas paredes, teto, piso e portas. Na área externa há corrosão no concreto e nas ferragens e pilares de madeira são usados para sustentar as vigas de alvenaria. Ele também apresentou detalhes do novo projeto, que terá a parte térrea vazada para não atingir o funcionamento do Batalhão em caso de enchente e clarabóias para aproveitamento de energia solar. A obra está orçada em cerca de R$ 5,5 milhões, custo possivelmente menor do que a reforma da Lancaster, que estaria orçado em R$ 8 milhões.

Na ocasião, o vice-presidente da Acib, Avelino Lombardi, lembrou os esforços empenhados pela Acib para conseguir a liberação do prédio da Lancaster para o BPM e mostrou-se reticente quanto à construção de um novo prédio, neste momento em que a negociação estaria bastante avançada.

“O imóvel está lá hoje praticamente desembaraçado para destinar à PM. Entendemos que deveria ser feita uma adaptação gradual para utilizar aquele local. Pensamos que aquele é um local estratégico por conta da obras que estão sendo feitas no entorno, como complexo do Badenfurt e prolongamento da Tua Humberto de Campos”, observou Lombardi.

Com informações e fotos de Cristiane Soethe, via ACIB