Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), cerca de 600 servidores da Receita Federal paralisaram suas atividades nesta terça-feira (19/7/17) em Santa Catarina. Não só eles, mas em todo país são cerca de 8 mil que reivindicam o cumprimento do acordo remuneratório de aumento de 21% nos salários a ser pago em quatro anos.
O mesmo aumento teria sido dado à outras categorias do serviço público federal, e foi negociado com o governo federal. Entre as várias atividades afetadas estão a emissão de certidões negativas e de regularidade, análise dos pedidos de parcelamento, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos.
As delegacias da Receita Federal de Blumenau, Joinville, Florianópolis Lages também participam do movimento. Nos portos de Navegantes, Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul, esta sendo realizada uma fiscalização mais criteriosa de despachos de exportação, conferência física, trânsito aduaneiro, embarque de suprimentos, operações especiais de vigilância e repressão, verificação física de mercadorias e bagagens, entre outros.