Noite multicultural abre 3ª Temporada de Exposições do MAB nesta quinta (7)

A 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) começa nesta quinta-feira, dia 7, às 19h, com noite festiva e multicultural. Durante a programação, o público poderá conhecer em primeira mão as exposições Modos de Permanência, de Karina Zen; Pequenos Fracassos, do Coletivo [R] existência; Histórias de Menina, de Kelly Kreis; Odradekianas, do Coletivo Odradekianas; e Pesadelos, de Luccubus. A mostra fica aberta à visitação até 21 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Grupos podem agendar visitas mediadas pelo telefone (47) 3381-6176. Tanto na noite de abertura como nos demais dias a entrada é franca.

 

MAB_exposicao_Livro-Maria-Lourdes-ScotiniO Grupo Barbotina estará presente com a exposição Ciclos – arte em processo. A Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e a Academia de Letras Blumenauense marcam presença com declamações de poemas. A escritora Maria de Lourdes Scottini Heiden lança o livro de sua autoria O Homem, sua ilha e outros poemas… e a Banda Municipal de Blumenau fará show no formato Big Band, convidando o público para celebrar seus 54 anos de existência.

 

 

MAB_exposicao_Karina-Zen

 

Em Modos de Permanência, esculturas de arte sacra e animais taxidermizados ganham alma nas fotografias de Karina Zen. As imagens que habitavam o imaginário dos artistas que fizeram as esculturas e as taxidermias são recuperadas quando são fotografadas em posição de retrato. Quando assumem a condição de sujeito, o que estava ausente, agora se faz presente.

 

MAB_exposicao_Audrian-Cassanelli

 

Na exposição Pequenos Fracassos, do Coletivo [R] existência, Audrian Cassanelli aborda questões acerca do acúmulo de memórias. Juliana Povala apresenta trabalho composto por duas partes que ligados por uma linha recria o percurso que une o bloco família e o bloco trabalho. Marília Hermes, com vídeo e fitas cassetes, reflete sobre o constante percurso em direção ao vazio, o desprendimento do que parecia concreto, mas que agora é apenas memória. Rafael Silva na tentativa de eternizar memórias e costurar lembranças utiliza roupas de parentes e pessoas próximas do artista.

 

 

MAB_exposicao_Kelly-Kreis

 

Criatividade ao nanquim

Em Histórias de Menina, Kelly Kreis apresenta 19 trabalhos plotados em papel machê, tamanho A3, feitos a partir de desenhos em nanquim, cada um acompanhado por poemas, que funcionam como um espelho onde imagem e linguagem se rebatem sem hierarquia nem precedência.

 

 

MAB_exposicao_Sara-Ramos

 

Na Exposição Odradekianas, do coletivo com mesmo nome, formado Ilka Barcellos, Maria Carmen von Linsingen, Rosana Bortolin e Sara Ramos, as artistas se inspiram no ato de modelar, apalpar, amassar e torcer. O projeto da exposição foi contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (FMAC).

 

MAB_exposicao_Luccubus

 

A composição Pesadelos, que Luccubus traz para a exposição, é uma pequena parte de uma série de colagens digitais feitas e publicadas na internet. Com suas fortes cenas e objetos letais, as imagens geradas têm efeito de sua fatalidade trágica, revelando no ser questões e dilemas que passam batidos no dia a dia. Nas obras, através de uma dualidade, ocorrem discussões existenciais num amontoado de reconsiderações do meio em que foram produzidas. No aspecto geral, as obras respiram, vivem e sofrem. As mãos que criam podem ser as mãos que destroem.

Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB
Data: 7 de julho, quinta-feira

Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura, lançamento de livro, declamações de poemas, apresentações do Grupo Barbotina e da Banda Municipal de Blumenau.

Visitação: até 21 de agosto. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

Por Sérgio Antonello, Fundação Cultural de Blumenau