Assembleia dos servidores públicos aceita proposta da prefeitura e descarta greve

Foto: Marcos Fernandes
Foto: Marcos Fernandez

 

Uma boa notícia para os blumenauenses que dependem dos serviços públicos de saúde e educação, em especial. Em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira (6/6/16), com cerca de 1250 trabalhadores, foi aceita a proposta de reajuste da prefeitura. Assim fica descartada a possibilidade de greve nesta quarta-feira (8).

O acordo prevê aumento de 3% (1%+2%) na folha de maio (já concedido); mais 2% em novembro e outros 5,83% em dezembro, somando 10,83%. Essa proposta tinha sido apresentada na reunião da Mesa de Negociação Permanente, que aconteceu na última sexta-feira (4).

De acordo com o Sintraseb, o reajuste acumulado o total é de 11,20%. A categoria decidiu que o sindicato deve cobrar na justiça as perdas salariais que serão acumuladas neste período. A LC nº 932, fruto do acordo do fim da greve de 2014, previa o pagamento do INPC integral de 9,83% + 1% de ganho real [total acumulado de 10,93% ] na folha do mês de maio.

Mesmo atendendo as reivindicações da categoria que eram o entrave nas negociações, ou seja, que a última parcela fosse paga em dezembro, em vez de fevereiro de 2017, a decisão não foi unânime. Muitos servidores ficaram com opiniões divididas entre ser a favor e contra a proposta.