Desde que foi aberta ao público no dia 18 de maio, a Exposição Misses, Rainhas e Realezas atraiu personagens que vivenciaram de perto o glamour conferido pela beleza e simpatia. A coleção selecionada para a mostra contou com colaborações da comunidade, que ajudou a localizar o máximo de mulheres que já conquistaram algum título de beleza no município.
A iniciativa da Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e do Museu de Hábitos e Costumes, permanece aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até março de 2017. Grupos podem agendar visitas pelo telefone 3381-7979.
A Miss Blumenau de 1972 Yara Herwig foi uma das 40 pessoas que prestigiaram a solenidade de abertura da exposição, no dia 18 de maio. Ela falou de sua experiência ao vencer o concurso naquele ano. Também participaram as rainhas da terceira idade, eleitas em evento promovido anualmente pela Fundação Pró-Família, e a Miss Plus Size Shirlei Mel, que se emocionou ao ver sua faixa exposta na coleção do Museu de Hábitos e Costumes. Na ocasião, a Fundação Cultural recebeu de doação a faixa de Rainha da Terceira Idade de 2013, pertencente à Marlise dos Santos.
A exposição reforça a trajetória de misses e rainhas blumenauenses. A ação cultural e a parceria com a população são fundamentais para manter viva a memória histórica blumenauense. Para isso, foi preciso catalogar fotos, documentos e pertences para análise, estudo e apresentação do trabalho na comunidade.
Exposição: Misses, Rainhas e Realezas
Mostra de indumentárias de rainhas de clubes de caça e tiro, misses de Blumenau e outras titularidades tradicionais da cidade
Local: Museu de Hábitos e Costumes – Rua Alwin Schrader, esquina com a Rua XV de Novembro, nº 25, Centro
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até março de 2017
Ingressos: R$ 3 (inteira) e R$ 1,50 (meia). Idosos com mais de 60 anos e crianças até 8 anos, entrada é franca
Telefone: (47) 3381-7979
Texto e fotos: Sérgio Antonello, Fundação Cultural de Blumenau