Blumenau já vacinou 105 mil pessoas, das 103 mil definidas pela meta do Ministério da Saúde (MS) para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Com mais de 100% do público geral atingido, a preocupação ainda é com o grupo prioritário das gestantes.
De acordo com Ivonete dos Santos, gerente da Vigilância Epidemiológica do município, o grupo que ainda não alcançou os 80% estipulados pelo MS são as gestantes. “É muito importante que essas mulheres procurem uma das 46 unidades de saúde com vacinação na cidade até esta sexta-feira, dia 20. Elas são classificadas como prioritárias por estarem mais vulneráveis ao vírus.”, lembra a gerente.
Também fazem parte do grupo prioritários pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas e puérperas, que são mulheres com pós parto de até 45 dias.
Hoje Blumenau contabiliza 42 casos positivos de infecção por H1N1, incluindo seis pessoas que faleceram em decorrência da doença. Os casos que aguardam confirmação do exame somam 39, sendo que dessas pessoas com suspeita de gripe A, seis estão internadas em UTI.
Por Marília Prado, SECOM / Blumenau