A Banda Municipal de Blumenau estará na manhã desta terça-feira (26/4/16), na Escola Básica Municipal Leoberto Leal e no Centro de Educação Infantil Professora Tereza Augsburger, no Bairro Salto do Norte. Os músicos se deslocam a esses locais para apresentar mais uma edição do Concerto Didático, no qual divulgam a história da banda que completou 54 anos no dia 22 de março e explicam sobre os instrumentos utilizados.
A Banda Municipal de Blumenau, coordenada pela Fundação Cultural e sob a regência do maestro João Carlos Cunico, foi criada pelo decreto nº 412, de 21 de março de 1962, com a finalidade de difundir a música clássica e popular através de apresentações de concertos em auditórios e locais públicos da cidade. Para estimular o interesse pela música e investir na formação artística e cultural dos seus integrantes, foi criada a Sociedade de Amigos da Banda em 2002.
Hoje são 22 músicos que desenvolvem um repertório formado por música popular brasileira, mambo, jazz e coreografias que dão um show à parte. A Banda, que apresenta traje novo, está disponível para se apresentar em solenidades, formaturas, inaugurações, desfiles e outros eventos promovidos pelo poder público.
As visitas às escolas prosseguem ao longo do ano. Além dessa programação, a Banda Municipal também faz ensaios abertos ao público na Fundação Cultural de Blumenau. Os grupos interessados em acompanhar essa atividade podem agendar presença com o maestro João Carlos Cunico, pelo fone (47) 9665-1512 ou pelo e-mail bandamunicipal@fcblu.com.br.
O mesmo vale para as escolas que visitam os museus do Centro Histórico, que podem estender o tour pelos espaços culturais incluindo no passeio a audição das músicas executadas pela banda.
Próximos Concertos Didáticos
Maio – dia 31 (manhã)
- EBM Professor Friedrich Karl Kemmelmeier
- CEI Carlos Roweder
Junho – dia 28 (manhã)
- EBM Professor Rodolfo Hollenweger
- CEI Walter Rosemann
Julho – dia 5 (tarde)
- EBM Henrique Alfarth
- CEI Hercilia Krug
Agosto – dia 30(manhã)
- EBM Wilhelm Theodor Schurmann
- CEI Wilhelm Theodor Schürmann
Com informações de Sérgio Antonello, Fundação Cultural de Blumenau