Programa Entra21 será oferecido também para imigrantes haitianos

Entra-21_Blusoft_logo

 

O Programa Entra21-Blusoft, que forma gratuitamente jovens em cursos de tecnologia da informação e comunicação, está com inscrições abertas para este ano. Os interessados podem se inscrever para uma das 300 vagas disponíveis pelo site www.blusoft.org.br. Para participar, é necessário ter entre 16 e 29 anos de idade e morar em Blumenau ou nas cidades vizinhas.

Além disso, é preciso ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Em 2016, o programa traz algumas novidades. Pela primeira vez, as fichas de inscrição estão disponíveis em português, inglês e francês. Isso porque nesta edição a organização espera receber inscrições de imigrantes haitianos, em especial aqueles que dominam os idiomas inglês ou francês.

Sérgio Tomio, coordenador geral do Entra21-Blusoft, diz que as novidades foram implantadas a partir de pesquisas feitas junto às empresas do setor de TI. “Foram identificadas necessidades de profissionais para projetos em inglês e francês. Por isso estamos fazendo um trabalho de prospecção junto aos imigrantes haitianos”, explica.

De acordo com Tomio, muitos dos imigrantes possuem formação superior e falam inglês, mesmo atuando em atividades braçais. “O levantamento realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura mostrou que 25% dos mais de 600 imigrantes que vivem em Blumenau possuem curso superior, 60% falam inglês e 80% falam francês”, afirma.

Outra novidade é na área técnica. Neste ano haverá a inclusão de um curso de programação para sistemas Apple. Em 2016, serão oferecidas pelo menos 15 turmas de treinamento de até 400 horas com duração de 3 a 5 meses. As especializações serão nas linguagens Java, C#.Net, PHP. Delphi, Cobol, FileMaker (Apple) e Android, além de cursos em Design Gráfico, Produtor Áudio Visual, Web-design e Suporte.

Sobre o Entra21

O Entra21 foi criado em 2006 para formação e reposição de mão-de-obra para o setor de informática do Vale do Itajaí, representado pelo Blusoft – Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região de Blumenau. Desde sua criação, o programa já formou mais de 2000 alunos e o índice de empregabilidade dos formandos ultrapassa 80%.

O programa é destinado a jovens que estejam frequentando ou tenham concluído o ensino médio, residentes em Blumenau ou cidades vizinhas. O programa também reserva vagas para pessoas com deficiência. O programa é desenvolvido pelo Blusoft e financiado pela Prefeitura de Blumenau, Governo de Estado e empresas da região do Vale do Itajaí.

Texto: Diorgnes Saldanha Lima | via PMB