Texto: Letícia Oberger
Pomerode (SC) – Na década de 40, Rolf Konell Jr nem era nascido, mas a história com a Olho Embutidos e Defumados (então Weege Indústria Alimentícia) ganhava as primeiras linhas, já que os seus avós eram empregados da empresa.
Em fevereiro de 2006, ele e o sócio Luiz Antônio Bergamo se uniram para reestruturar a antiga marca pomerodense e o conhecimento administrativo de um, aliado à formação e às experiências profissionais do outro, fez com que a Olho crescesse 400% em pontos de venda na última década, passando de 149 para 747. Em 2015, a empresa reforçou essa evolução, crescendo 24% a mais do que o ano anterior.
A aposta no agronegócio catarinense e à abertura do mercado interno para as pequenas empresas fez com que os sócios adquirissem a marca da massa falida Olho Embutidos e Defumados e uma empresa com estrutura física deficiente, com baixa cartela de clientes e apenas quatro funcionários. A introdução de novos produtos auxiliou este processo, mas a gourmetização da Linguiça Blumenau foi o que realmente fez a empresa crescer. “Ainda hoje, ela é o nosso carro chefe, pois corresponde a 70% da nossa receita”, avalia Rolf.
Para manter o crescimento, que deve chegar a 20% este ano, eles contam hoje com 22 colaboradores, estudam ampliar o mix de produtos e manter o Selo SISBI, que atesta a qualidade e os cuidados na produção e é considerado uma das maiores conquistas destes 10 anos de atuação.
“Fomos a primeira empresa do ramo de embutidos a conquistar este selo no estado de Santa Catarina e nossa meta é seguir como referência em produtos artesanais, levando à mesa do consumidor o sabor do passado com a tecnologia do presente”, pontua Luiz.