Texto: Giovana Pietrzacka | Fotos: Vanessa Eskelsen/Bolsista do Projeto
O Projeto Vida e Saúde em Pomerode recebeu uma reforço importante neste mês. Ursula Eichenauer-Rettig, que atua no Estudo alemão (Leben und Gesundheit in Vorpommern) desde 1997 e mora em Greifswald (Alemanha) há 21 anos, veio a Blumenau para contribuir no projeto. Até o dia 30 de setembro, ela fará um treinamento direcionado às enfermeiras que atuam no Projeto Vida e Saúde em Pomerode, especificamente os exames de ultrassom.
Na Alemanha, Ursula exerce uma função que não possui uma equivalente no Brasil: ela é “médico-técnico-assistencial”. Lá, realizando um curso especializado, ela pode executar alguns exames, como sendo uma “auxiliar de médico” (exceto coleta de amostras, como de sangue, por exemplo, que ela não pode fazer, entre outros).
E um dos exames que ela faz é os de ultrassom, que podem ser do fígado, das carótidas e do coração. “A proposta de ela vir para cá foi para que ela fizesse um treinamento com a nova enfermeira do Centro de Exames, Sirlei Groth (que consegue entender e falar alemão), para que as medidas utilizadas no exame daqui sejam as mesmas utilizadas no exame de lá, possibilitando uma padronização entre os dois estudos, o que poderá trazer mais qualidade nos resultados”, contou o Dr. Ernani de Santa Helena, coordenador da pesquisa.
Ursula não fala português, mas possui interesse no idioma. Ela inclusive, já se inscreveu no FURB Idiomas para tentar aprender durante o tempo que ficar por aqui. “Já consigo falar e entender algumas palavras”, ela disse. Além do alemão, Ursula fala inglês, espanhol e um pouco de francês. Aqui no Brasil está pela primeira vez, mas diz que adora os países da América do Sul e que já visitou alguns países, entre eles Peru e Equador.
O projeto
O Projeto Vida e Saúde em Pomerode é uma experiência inédita no Brasil, mas que já acontece na Alemanha há 16 anos. O objetivo é acompanhar a evolução das doenças, identificar fatores de risco e formas de prevenção. A proposta do projeto é atender a 3 mil moradores da cidade de Pomerode, com idade entre 20 a 79 anos. O convênio entre a FURB e a Universidade de Greifswald (Alemanha) foi assinado em fevereiro do ano passado. Os exames são feitos nas dependências do Hospital Universitário da FURB, onde foi instalado o Centro de Diagnóstico do Projeto Vida e Saúde em Pomerode.
via FURB