A nova regra entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano e a partir de agora, os carros zero quilômetro, fabricados em 2014, devem obrigatoriamente apresentar o sistema de freios ABS e airbag duplo frontal, itens que não poderão mais ser vendidos como opcionais. Carros populares deverão sofrer um aumento de 4% a 8% no seu valor. A Peugeot é uma das marcas que menos sofrerá impactos com a nova exigência. “Não temos um modelo popular, apenas algumas linhas com preços mais acessíveis. Os nossos carros sempre apresentaram um valor agregado maior que os populares de outras fabricantes devido, principalmente, ao acabamento oferecido. O único modelo que era oferecido anteriormente sem airbag e freios ABS era o Peugeot 207, que agora passou a ser fabricado com esses itens”, revela a supervisora de vendas do Grupo Peugeot Strasbourg, Tatiane Bendotti. Os carros com produção anterior a 2014 que não possuíam esses equipamentos continuam autorizados a circular pelas ruas.
De acordo com Tatiane, a principal diferença nesta nova lei está relacionada à maior segurança. “O airbag é um item de segurança passiva, que é ativado após uma colisão, oferecendo proteção aos ocupantes. Vale ressaltar que o funcionamento correto deste item de segurança é através da utilização do cinto de segurança, pois sem o cinto, o airbag poderá não ser acionado. O ABS é um item de segurança ativo, ou seja, quando necessitar utilizar o freio, proporciona mais firmeza, segue em linha reta e não trava as rodas”, explica.
Apesar de começar a valer somente neste ano, os fabricantes já sabiam da mudança e se prepararam para se adequar às novas regras para os veículos. Os consumidores também já estavam alerta às estas exigências. “Desde o ano passado os clientes já nos solicitavam o carro com airbag e ABS. Praticamente toda a nossa linha já apresenta estes itens de segurança de fábrica mesmo antes da obrigatoriedade, apenas em alguns modelos mais antigos o ABS e o airbag são opcionais”, revela Tatiane.
Para impulsionar as vendas neste primeiro mês de 2014, o Grupo Strasbourg adotou a estratégia de manter o IPI reduzido sobre os veículos, para estimular a compra de carros novos, principalmente para os consumidores que buscam se adequar às novas normas e garantir mais segurança na direção.
Patrícia Wippel | Oficina das palavras