Texto: Sérgio Antonello
Uma delegação de Blumenau viaja nesta quinta-feira (9), em missão oficial para a Alemanha. Entre os assuntos que serão tratados no exterior estão as parcerias técnicas para a transferência de tecnologia nas áreas de meio ambiente, mitigação de eventos climáticos extremos e desenvolvimento sustentável. A comitiva é formada pelo presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, que é coordenador geral do projeto em nível local, cujas metas foram estipuladas na 11ª Conferência Nacional dos Municípios e Iniciativas da Alemanha, em 2009, em Munique.
A viagem da comitiva blumenauense faz parte de convênio firmado com a cidade de Weingarten e é financiada pelo Governo Federal Alemão. A parceria de irmandade com a cidade alemã completa 40 anos no dia 16 de julho, e os anfitriões também pretendem lembrar a data durante a visita da delegação blumenauense.
Além de Zimmermann, que também é o representante do município no âmbito das relações internacionais, a comitiva é formada pelo secretário de Defesa Civil, Marcelo Schrubbe, pelo diretor de Geologia, Maurício Pozzobon, e pelo Diretor para Assuntos de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Acib, Paulo Henrique Herwig. O retorno do grupo está previsto para o dia 23 de julho.
Com relação ao projeto da Alemanha, que incentiva a criação de parcerias entre as cidades daquele país e do hemisfério Sul, a ideia é o desenvolvimento de projetos que possam beneficiar os municípios, tendo como base principal o estudo, coleta de informações e a situação do clima nessas regiões. Os atores municipais deram um sinal inequívoco que pretendem definir objetivos e adotar recomendações relacionadas às mudanças climáticas e a cooperação para o desenvolvimento. A iniciativa deve ser concluída este ano com o aval de 50 ou mais municípios alemães, que devem criar parcerias municipais duradouras com essa finalidade.
via SECOM/Blumenau