Rotary Club Blumenau Garcia faz doação de equipamento de Fototerapia

Fototerapia_doacao_Rotay
Graças a uma ação do Rotary Club Blumenau Garcia, foi possível a aquisição de mais um equipamento de fototerapia para a unidade hospitalar. Ele é utilizado para o tratamento de pacientes que apresentam grau de moderado a elevado de icterícia, conhecido popularmente como o amarelão, principalmente em crianças. A icterícia é uma doença que comprometer o nível da base do cérebro, que resulta em sequelas graves para o recém nascido, sendo estas,irreversíveis.

As formas de tratamento da icterícia incluem fototerapia, a exsanguineo transfusão e a utilização de drogas capazes de acelerar o metabolismo e a excreção da bilirrubina. A escolha do tratamento dependerá do nível sérico
da bilirrubina, presença de incompatibilidade sanguínea, peso, idade cronológica, co-morbidades associadas, tipo de icterícia, idade gestacional e outros.

De acordo com a professora doutora Carla Eunice Correa, do Setor de Captação de Recursos, foi apresentado um projeto para aquisição deste equipamento no valor de R$ 10 mil. “Trabalhamos com captação de recursos junto nossa comunidade, iniciativa privada, Clubes de Serviço, além dos pedidos de auxílio e subvenções junto aos poderes públicos. São estas contribuições que ajudam a fazer a diferença na melhoria constante dos nossos serviços”, comentou.

O equipamento 

A fototerapia é o tratamento mais utilizado na hiperbilirrubinemia do recém nascido, isso se deve ao fato de ser um método não invasivo e de alto impacto na diminuição dos níveis de bilirrubinas plasmáticas, não havendo
restrições quanto à maturidade do RN, da presença ou não de hemólise ou do grau de pigmentação cutânea.

De acordo com a gerente geral do Hospital Santo Antônio, enfermeira Izabel Cristina Casarin, a aquisição de novos equipamentos de fototerapia para as Unidades de Tratamento Intensivo e UCIN se faz necessária para que a instituição possa ampliar sua capacidade de atendimento, bem como, oferecer um tratamento seguro e preciso aos nossos pacientes”, justificou.

Casarin agradeceu ainda a ajuda vinda do Rotary Club Blumenau Garcia. “Nossa gratidão ao Rotary. Esse muito obrigado é extensivo para toda família Rotária de Blumenau, são grandes parceiros do Hospital Santo Antônio”, finalizou.

Dados e fotos: Hospital Santo Antônio