quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioGeral458 ruas foram contempladas com melhorias na sinalização em Blumenau

458 ruas foram contempladas com melhorias na sinalização em Blumenau

 

O objetivo é garantir a segurança de motoristas e pedestres, principalmente em áreas com maior fluxo de pessoas.

Texto: Franciele Back | Foto: Marcelo Martins

Segundo levantamento da Secretaria de Serviços Urbanos, somente neste primeiro semestre, 458 ruas foram contempladas com melhorias na sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas). A medida tem por objetivo garantir mais segurança para motoristas e pedestres, sobretudo em regiões com maior fluxo de pessoas, como escolas, hospitais e empresas.

De acordo com o relatório, 1524 placas foram instaladas ou receberam manutenção nos seis primeiros meses deste ano. Além disso, são mais de 38 mil metros de nova pintura e de reforço na sinalização horizontal de trânsito, como faixas de pedestres e ciclofaixas. Os serviços compreenderam também a instalação de guard-rail em mais de 100 pontos da cidade.

Algumas das vias com maior fluxo tiveram a sinalização revitalizada em toda sua extensão, como é o caso das ruas Ricardo Georg, na Itoupava Central, e na rua Hermann Kratz, na Velha. Os trabalhos de recuperação abrangeram a repintura de faixas e instalação de novas placas, explica o diretor de Sinalização Viária, Nilton Spengler.

Foto: Marcelo Martins

Nesta segunda-feira (22), o foco dos trabalhos foi a região do Parque Vila Germânica. Foram colocadas placas indicativas nas ruas Humberto de Campos, Alberto Stein e Itapiranga, no bairro da Velha. A sinalização vertical indicativa tem por finalidade identificar as vias e os locais de grande interesse da população, bem como orientar os motoristas quanto aos percursos, destinos, distâncias ou serviços auxiliares.

As ciclofaixas também estão recebendo atenção especial. Somente neste primeiro semestre, foram implantados mais de nove quilômetros. Elas estão nas ruas 25 de Julho e 1° de Janeiro, no bairro Itoupava Norte; Francisco Vahldieck, no bairro Fortaleza; e Ricardo Georg, na Itoupava Central. Atualmente, Blumenau conta com 60 quilômetros de ciclofaixas.

Os tachões, popularmente conhecidos como olho de gato, somam 1221 instalados nos primeiros seis meses de 2015. “Este é mais um instrumento de redução de velocidade e ajuda na prevenção de acidentes, evitando ultrapassagens em locais proibidos”, afirma Spengler.

 

Foto: Marcelo Martins

Para o diretor de Sinalização Viária, as sinalizações de trânsito têm grande utilidade para a segurança das pessoas e podem salvar muitas vidas. “As placas indicativas e as pinturas de faixas de aviso são uma importante ferramenta de comunicação com os motoristas e pedestres. Além disso, essas marcações bem pintadas podem preservar muitas vidas. A sinalização está ligada com a segurança”, diz.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS