Prefeitura inaugura o novo prédio da Vigilância Epidemiológica

Além dos serviços essenciais para o município, população é beneficiada com o Centro de Orientações ao Viajante.

Texto: Joni César | Fotos: Marcelo Martins

Nesta sexta-feira, dia 15, a Secretaria de Saúde inaugura o novo prédio da Vigilância Epidemiológica, incluindo o Centro de Atendimento ao Viajante (COV), na rua Engenheiro Paul Werner, 120, no bairro Itoupava Seca, em frente à empresa Cremer S.A. A cerimônia será às 9h30, com a participação do prefeito Napoleão Bernardes, secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, a gerente do órgão, Ivonete dos Santos, além de autoridades municipais.

Seguranca-epidemiologica_01

Com o novo prédio, a Secretaria de Saúde oferta a partir de agora um incremento significativo de serviços e facilidades no município, com uma estrutura mais ampla, moderna, adequada ao atendimento e principalmente para os profissionais que trabalham no local. Além disso, a nova estrutura, com dois andares no total, vai permitir um melhor controle dos serviços atuantes no município, como a Rede de Frios, que faz a logística e distribuição dos imunobiológicos (vacinas), soros e antivenenos para as salas de vacina nos postos e rede hospitalar da cidade.

Entre outros setores da Vigilância Epidemiológica está o Sisvan, responsável pelo acompanhamento nutricional das crianças de zero a sete anos e gestantes; acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, além das crianças em estado nutricional grave. Outros serviços significativos para o município estão o setor de investigação das hepatites virais, doenças de notificação compulsória, investigação da mortalidade materno-infantil em mulheres em idade fértil. Inclui na lista de atividades também o monitoramento das diarréias na cidade.

Centro de Orientação ao Viajante

Outro avanço significativo para Blumenau e que beneficia diretamente as pessoas com interesse em viajar para fora do país é o Centro de Orientação ao Viajante, que antes funcionava somente em outros municípios, como Itajaí e Pomerode. O COV é o setor responsável pelas atividades de orientações aos viajantes em relação aos cuidados com a saúde e que agora vai funcionar junto à Vigilância Epidemiológica.

Na prática, a função do COV é orientar sobre o que a pessoa vai consumir nos outros países e o que isso poderá acarretar para sua saúde. É também responsável pela emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O funcionamento do centro atende algumas exigências de países que tomam medidas para o controle da febre amarela. A emissão deste certificado é uma delas.

via PMB