sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralSamae recebe recertificação ISO 9001

Samae recebe recertificação ISO 9001

SAMAE 29-10-14 (1)
Valdair Matias, diretor-presidente do Samae | Foto de arquivo: Luciano Bernz

Em abril deste ano, o Samae de Blumenau recebeu a recertificação ISO 9001, baseada na norma NBR ISO 9001:2008 abrangendo o escopo de “prestação de serviços para captação, tratamento e distribuição de água”. De acordo com a autarquia, foram realizadas duas auditorias em 2014 pela certificadora APCER, reconhecida mundialmente.

As auditorias tiveram abrangência em todas as áreas que envolvem o processo de água: estações de tratamento, laboratórios, eletromecânica, departamento técnico, manutenção de redes, obras civis, aquisição, treinamento, tele-115, serviços de corte e ligações. Elas constataram que a manutenção de redes e reservatórios possui registros diários de limpeza através de planilhas, além de manutenções efetuadas em elevatórias e boosters (bombas pressurizadoras responsáveis por levar água aos pontos mais altos) evidenciando também um plano anual com inspeções nas redes e válvulas dos sistemas de água bruta e tratada.

Foi auditado também o processo das análises físico-químicas e bacteriológicas diárias, tanto com relação a água bruta quanto a água tratada, e nos controles da adição de produtos químicos para adequar a potabilidade da água aos padrões de qualidade exigidos. Na alta direção, a auditoria constatou o planejamento estratégico do SAMAE e seu efetivo acompanhamento através de atas de análise crítica do Sistema de Qualidade.

Para o diretor-presidente do Samae, Valdair Matias, esta é uma conquista de todos os servidores do Samae, que com muito trabalho e determinação conseguiram esta nova certificação. “Esta certificação comprova a competência de cada um que contribui todos os dias para que a água chegue com qualidade nas casas dos consumidores. O ISO 9001 tem uma grande importância para o Samae e nos motiva a continuar nosso trabalho na cidade”, afirma.

Fonte: SAMAE | Bruna Merini

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS