Cerca de 500kg de filé de tilápia são distribuídos mensalmente nos educandários de Gaspar

Tilapias-escolas_Gaspar_01

Desde abril as escolas municipais de Gaspar incluíram no cardápio o filé de tilápia, fornecido por piscicultores do município. Os produtores foram selecionados por meio da Chamada Pública 01/2015, feita pela Secretaria de Educação. Nessa chamada, que tem vigência até dezembro de 2015, além do peixe, foram contemplados alimentos como hortifrutigranjeiros, leite e iogurte.

Tilapias-escolas_Gaspar_02
Além das escolas, o filé de tilápia é fornecido para os Centros de Desenvolvimento Infantis e as Creches Domiciliares. O peixe era consumido nas creches e nos CDIS desde o ano passado, já nas escolas passou a ser incluído na alimentação pela primeira vez após a chamada pública.

São distribuídos cerca de 500 quilos de filé de tilápia por mês nos educandários. A entrega dos peixes acontece a cada 15 dias. Como limite individual de venda do Agricultor Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para a alimentação escolar deve ter o valor máximo de R$ 20 mil, o peixe das escolas é fornecido por seis produtores diferentes.

Paralela à chamada pública, a Prefeitura também realiza anualmente uma licitação geral de alimentos, que abrange todos os gêneros alimentícios da alimentação escolar de CDIs, Creches Domiciliares e escolas.

Tilapias-escolas_Gaspar_03

Sobre a importância do peixe na alimentação escolar

O pescado é uma opção de alimento saudável, com alto valor nutricional, rico em proteínas e nutrientes como cálcio, potássio, selênio, ferro, iodo, vitaminas A, D e do complexo B, além do importante ômega-3. O ácido graxo ômega-3, segundo as pesquisas científicas, é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso das crianças, o que facilita o processo de aprendizagem e a atividade mental.

Portanto é um alimento importante, que pode exercer efeitos positivos para melhorar a qualidade da alimentação das escolas e auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual infantil. Além disso, o consumo de pescado iniciado na fase escolar, quando criança ou adolescente, contribuirá para a consolidação de um hábito saudável na vida adulta. (Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura)

Fonte e fotos: Prefeitura de Gaspar