domingo, 28 novembro 2021
InícioVale do ItajaíGasparCerca de 500kg de filé de tilápia são distribuídos mensalmente nos educandários...

Cerca de 500kg de filé de tilápia são distribuídos mensalmente nos educandários de Gaspar

Tilapias-escolas_Gaspar_01

Desde abril as escolas municipais de Gaspar incluíram no cardápio o filé de tilápia, fornecido por piscicultores do município. Os produtores foram selecionados por meio da Chamada Pública 01/2015, feita pela Secretaria de Educação. Nessa chamada, que tem vigência até dezembro de 2015, além do peixe, foram contemplados alimentos como hortifrutigranjeiros, leite e iogurte.

Tilapias-escolas_Gaspar_02
Além das escolas, o filé de tilápia é fornecido para os Centros de Desenvolvimento Infantis e as Creches Domiciliares. O peixe era consumido nas creches e nos CDIS desde o ano passado, já nas escolas passou a ser incluído na alimentação pela primeira vez após a chamada pública.

São distribuídos cerca de 500 quilos de filé de tilápia por mês nos educandários. A entrega dos peixes acontece a cada 15 dias. Como limite individual de venda do Agricultor Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para a alimentação escolar deve ter o valor máximo de R$ 20 mil, o peixe das escolas é fornecido por seis produtores diferentes.

Paralela à chamada pública, a Prefeitura também realiza anualmente uma licitação geral de alimentos, que abrange todos os gêneros alimentícios da alimentação escolar de CDIs, Creches Domiciliares e escolas.

Tilapias-escolas_Gaspar_03

Sobre a importância do peixe na alimentação escolar

O pescado é uma opção de alimento saudável, com alto valor nutricional, rico em proteínas e nutrientes como cálcio, potássio, selênio, ferro, iodo, vitaminas A, D e do complexo B, além do importante ômega-3. O ácido graxo ômega-3, segundo as pesquisas científicas, é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso das crianças, o que facilita o processo de aprendizagem e a atividade mental.

Portanto é um alimento importante, que pode exercer efeitos positivos para melhorar a qualidade da alimentação das escolas e auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual infantil. Além disso, o consumo de pescado iniciado na fase escolar, quando criança ou adolescente, contribuirá para a consolidação de um hábito saudável na vida adulta. (Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura)

Fonte e fotos: Prefeitura de Gaspar

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS