Uma boa notícia para quem quer pagar R$ 6,00 o quilo das carpas e tilápias. Ou se você adora cascudos e traíras, o quilo deles custará R$ 12,00. É a feira do Peixe Vivo, que estará funcionando excepcionalmente durante toda a Semana Santa. Como nesse período há uma grande demanda por peixes, a comercialização começa na segunda-feira, dia 30 de março, e segue até o sábado, dia 4 de abril. Durante a semana, o horário será das 8h às 17h. Durante todo o mês de março, a feira já funcionava das 8h às 12h aos sábados, como acontecerá novamente neste final de semana.
Mas o preço só se aplica às espécies citadas, que são as mais produzidas pelas lagoas de nossa região. A tradicional Feira do Peixe Vivo é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Prefeitura de Blumenau, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Rural (DDR). A feira visa incentivar a produção e o consumo de produtos locais.
De acordo com Iremar José Blum, diretor de desenvolvimento rural, a Feira do Peixe Vivo é muito tradicional na cidade de Blumenau e a comunidade está habituada a comprar. “Procuramos trabalhar para que a população possa ter à disposição pescados frescos, vindos da agricultura familiar da cidade, a um preço acessível”, comenta Iremar. “Assim, valorizamos a produção local e proporcionamos qualidade a quem compra esses produtos”.
Mas é importante lembrar, que o preço do peixe é ele “sujo”. Os comerciantes também oferecem o serviço de limpeza (retirar escamas, órgãos internos, etc), mas nesse caso é cobrado a mais. Mesmo assim, ainda vale a pena.
Marque aí na sua agenda:
- 28/03 (sábado) – das 8h às 12h;
- Segunda (30/3) a quinta-feira (2/4) – das 8h às 17h;
- Sexta-feira (3) e sábado (4) – das 8h às 12h;
Local: Feira Livre – rua Humberto de Campos, bairro Velha, próxima ao Parque Vila Germânica