A jogadora blumenauense foi eleita a melhor do mundo em 2014.
Texto: Mariana Campos Silva
Dia 20 de março será um dia muito especial para o esporte de Blumenau. A blumenauense Eduarda Amorim, a Duda, eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2014, chega à cidade nesta sexta-feira. Para comemorar sua volta para casa, a Fundação Municipal de Desportos (FMD) da Prefeitura de Blumenau vai promover uma grande recepção.
A partir das 8h30, Duda, acompanhada de família e amigos, será recebida em frente da Fundação Cultural de Blumenau, na Praça Hercílio Luz. De lá, subirão em um caminhão do Corpo de Bombeiros e seguirão pelas principais ruas do centro de Blumenau, até a praça Victor Konder, em frente ao prédio da Prefeitura. No local, a atleta será homenageada por autoridades e atletas. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o evento.
A homenagem à Duda Amorim busca reconhecer o desenvolvimento da atleta durante toda a sua trajetória. A FMD parabeniza a esportista e todos os familiares, amigos, professores, treinadores e colegas de equipe que de uma forma auxiliaram e contribuíram para a carreira da jogadora.
Segundo o presidente da FMD, Sérgio Galdino, a visita de Duda é importante para o reconhecimento do esporte na cidade, e para destacar o talento dos atletas do município. A Administração Municipal investe no esporte na cidade, com programas como o Bolsa Atleta, que foi recentemente ampliado para conceder o auxílio por 12 meses, e o Iniciação Esportiva, que possui núcleos espalhados pela cidade que oferecem aulas das mais diversas modalidades a crianças e adolescentes.
Carreira
Eduarda Idalina “Duda” Amorim nasceu em Blumenau, em 23 de setembro de 1986. Começou a jogar handebol na escola, aos 11 anos. Foi incentivada pela irmã mais velha, Ana Amorim, ex-integrante da Seleção Brasileira da mesma modalidade. Jogando pela equipe do Brasil, a armadora esquerda já foi bicampeã Pan-Americana e campeã mundial.
Também participou dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Em 2013, tornou-se a primeira brasileira a conquistar o título da Liga dos Campeões da Europa, pelo time Gyor, da Hungria, no qual atua desde 2009 até atualmente. Duda foi eleita a melhor jogadora de handebol do mundo pela Federação Internacional de Handebol em 2014. 32,5% dos votos na enquete realizada na internet. Mais de 55 mil pessoas do mundo todo participaram da eleição.
via PMB