Ação faz parte da proposta de debater temas discutidos pelos jovens
Texto: Martha Kienast
Bullying é uma palavra que passou a fazer parte do vocabulário de muitas crianças, jovens e adultos nos últimos anos, mas que possui um significado maior do que parece. Este termo, originado da língua inglesa, que quer dizer “valentão”, retrata um problema mundial, principalmente entre os adolescentes. Para informar sobre os malefícios, a Escola Barão do Rio Branco está promovendo uma campanha de orientação.
Com materiais de divulgação, palestras e atividades em sala de aula, a instituição busca evitar ameaças, humilhações e maus-tratos. A ação foi inserida no contexto escolar como uma forma de debater os temas discutidos pelos estudantes. Segundo os educadores o bullying pode ser praticado verbalmente, fisicamente ou até mesmo pela internet, através de troca de mensagens ou publicações em blogs e redes sociais. “O tema precisa ser tratado constantemente nas esferas sociais. É papel da instituição propor uma reflexão a esse respeito e buscar a conscientização de todos”, afirma o Diretor da Escola Barão, professor Marcos da Silva.
O tema é debatido em sala de aula, no Ensino Fundamental e Médio com atividades inseridas no dia a dia das crianças e dos jovens. “A psicologia escolar faz trabalhos constantes sobre o assunto e alguns componentes curriculares também abordam o bullying, sempre buscando levar o estudante a construir conceitos sobre o tema e mostrando o quão danosa a prática pode ser”, acrescenta o professor.
Adesivos da campanha foram colados nos espelhos dos banheiros, forjando a tela, moldura e comentários do dispositivo móvel. “Quando o estudante vê sua imagem refletiva dentro da tela, ele se vê como alvo do bullying. Os estudantes foram levados à reflexão de se colocar no lugar do outro, pensando como seria ser vítima dessa prática”, explica o Diretor.