O caminhão betoneira da empresa Salseiros Concreto que caiu no ribeirão, após quebrar a ponte de madeira na Rua Tobias Barreto (Vila Nova), por volta das 9h30min desta quarta-feira (28/01/15), deu muito trabalho para ser retirado. A maior dificuldade da equipe foi a falta de espaço para trabalhar no local.
A retirada começou por volta de 11h40min quando o primeiro guincho chegou, porém ele não teve êxito. A sua capacidade de peso era de apenas 80 toneladas. Um segundo guincho foi chamado, com capacidade para levantar 250 toneladas. Mesmo com toda a força do guindaste, a frente levantava quando tentava puxar o caminhão.
Foi necessário aguardar um bom tempo até que dois contrapesos foram levados até o local. Um pesava 11 toneladas e outro 10t, totalizando 21t que foram acoplados ao guindaste.
A partir daí, a retirada foi mas fácil, mas outra dificuldade foi encontrada. Era necessário virar o caminhão para que ele pudesse ser guinchado depois. Um muro que ficava entre o Ed. Times Square e o ribeirão teve que ser derrubado para que a ação fosse completa.
Somente por volta de 17h25 o caminhão foi colocado em posição para poder ser levado pelo guincho. Foi uma tarde inteira de trabalho intenso da equipe da MW Guindastes, para que o caminhão fosse retirado sem danos ao meio ambiente.
Por volta de 14h05min o vice-prefeito Jovino Cardoso esteve no local e concedeu uma entrevista falando sobre as providências que irão ser tomadas em relação à ponte de madeira.
OBlumenauense: A prefeitura já tem um plano de ação para a ponte da Rua Tobias Barreto?
Jovino Cardoso: Já temos os processos iniciais do projeto e nos próximos quinze dias, iremos abrir o processo de licitação desta ponte, que já estava em andamento. Agora com esse acidente aqui, torna-se necessário que seja feito um processo com mais rapidez e emergencial, para que seja construída uma ponte de concreto.
Em conversa com o secretário de obras nesta tarde de quarta-feira (28), deve acontecer a construção de uma nova ponte de madeira, até que o processo licitatório seja concluído. É um processo que pode demorar até três meses, por isso vamos refazer a ponte de madeira para que a comunidade não fique sem acesso.
OBlumenauense: Em quanto tempo a secretaria de obras consegue entregar essa ponte de madeira à comunidade?
Jovino Cardoso: Uma ponte dessa leva em torno de uma semana, pois será refeita toda a sua sustentação, mais calçamento e cabeceiras. Acredito que no máximo em uma semana a comunidade já terá de volta uma ponte.
A comunidade da região anseia há anos por uma nova ponte. Parece que agora finalmente uma de concreto será construída.
Fotos: Soni Robinson Witte
Fotos: Luciano Bernz