Na noite desta sexta-feira (8/11), acontecerá em Blumenau uma celebração tradicional europeia: o Martinstag, ou Dia de São Martinho. O evento, marcado para iniciar às 20h, contará com um desfile com música folclórica e lanternas, partindo do Centro Cultural 25 de Julho na Rua Alberto Kofke, e seguindo pelas ruas 7 de Setembro, Ronaldo Baumgarten e Heinrich Hosang, antes de retornar ao ponto inicial.
A programação é promovida pelo grupo de dança folclórica Blumenauer Volkstanzgruppe e contará com a participação dos músicos da Freundesgruppe Kapell. Com origem na Alemanha e em outros países europeus, o Martinstag é celebrado em 11 de novembro em homenagem a São Martinho de Tours (França).
A história da festividade remonta a um gesto de compaixão do santo, que, como soldado do exército romano, dividiu seu manto com um mendigo em uma noite fria. Esse ato tornou-se um símbolo de amor ao próximo e é a inspiração central da celebração.
Um dos momentos mais marcantes do evento é o desfile com lanternas, uma tradição que representa a luz de São Martinho como guia nas noites escuras de inverno. Em Blumenau, o desfile faz parte das comemorações pelos 200 anos da imigração alemã no Brasil e contará com a presença do secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Oscar Grotmann, e da diretora do Arquivo Histórico e Museológico, Sueli Petry.
Os organizadores estimam a participação de cerca de 40 pessoas, incluindo crianças, pais, músicos e membros da comunidade folclórica. A parte musical ficará sob a responsabilidade dos músicos da Freundesgruppe Kapell, reforçando o caráter comunitário do evento.
O Martinstag já foi promovido diversas vezes por Lili e Evando Müller, moradores da Rua Gustavo Benner, no bairro Velha. No entanto, a celebração sempre teve um caráter mais local, envolvendo o filho do casal e os amigos da creche. Cobrimos o evento nos anos 2019, 2021 e 2023.
As crianças percorriam uma trilha no meio da mata às margens do ribeirão Velha e depois retornavam por uma rua até a casa. Os pequenos eram acompanhados pelos pais, que utilizavam lanternas artesanais feitas com materiais recicláveis, produzidas pelas próprias famílias participantes para iluminar o trajeto.
Durante o percurso, eles cantavam a música “Ich gehe mit meiner Laterne / Martinslieder” (Eu ando com a minha lanterna, o hino de São Martinho), acompanhados de instrumentos musicais. A vizinhança já se habituou a essa magia que se repete nos últimos anos, marcando também a chegada do Natal.