Grupo Folclórico Alemão Eintracht faz quatro apresentações de Schuhplattler em Blumenau

Dança tradicional está agendada em locais diferentes da cidade no mês de agosto.

Grupo Folclórico Alemão Eintracht | Foto: Sabrina Marthendal

Em agosto, o Grupo Folclórico Alemão Eintracht realizará quatro apresentações gratuitas do espetáculo “Schuhplattler: Uma Jornada pelos Alpes” em Blumenau. A estreia ocorrerá no dia 3 de agosto, às 19h, no Espaço Elfy Eggert da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).

No dia 7, a apresentação será às 19h, na Sala S113 da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Já no dia 14, às 10h30, o grupo se apresentará na Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI) e logo depois, no dia 18, às 16h, no Parque das Itoupavas. Todas as ações são abertas ao público, exceto na ACEVALI, destinada aos membros da instituição.

Grupo Folclórico Alemão Eintracht | Foto: Sabrina Marthendal

Rodrigo Ismael Volles, coordenador do grupo, destaca que o projeto visa divulgar o Schuhplattler, um estilo de sapateado alemão pouco conhecido no Brasil. “A dança envolve batidas nas coxas, solas dos sapatos e pisadas fortes. É uma das danças mais antigas da Europa, e nossas apresentações costumam animar o público”, explica Volles. Ele acrescenta que o espetáculo surgiu para preencher um nicho cultural e apresenta em cinco atos diversas formas do Schuhplattler.

Grupo Folclórico Alemão Eintracht | Foto: Sabrina Marthendal

Fundado em Blumenau em 3 de maio de 1987, o Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado por jovens da Igreja Luterana para divulgar a cultura alemã. O grupo cresceu e hoje conta com cerca de 50 integrantes, divididos em três categorias: Volkstanz, Schuhplattler e Kindergruppe. Cleiton Bardini, coordenador de dança, relata que o grupo já se apresentou em vários estados brasileiros, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

O projeto “Schuhplattler: Uma Jornada pelos Alpes” é financiado pela Lei Paulo Gustavo e realizado pela Associação Cultural Eintrachtvolkstanzgruppe. As apresentações contarão com audiodescrição e interpretação em LIBRAS, garantindo acessibilidade ao público.

Apresentações em agosto

Dia 3/08, às 19h:
Local: Espaço Elfy Eggert, da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC)
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 161, Centro.

Dia 7/08, às 19h:
Local: Sala S113, no Campus 1 da FURB
Endereço: Rua Antônio da Veiga, nº 140, bairro Itoupava Seca.

Dia 14/08, às 10h30:
Local: Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI)
Endereço: Rua Londrina, nº 30, bairro Velha.

Dia 18/08, às 16h:
Local: Parque das Itoupavas
Endereço: Rua 1ᵒ de Janeiro, bairro Fidélis.

Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público, exceto na ACEVALI, que é destinada aos membros da instituição. Para mais informações, acompanhe o Instagram @eintracht.volkstanz.


 

 


Concerto resgata a cultura musical dos primeiros imigrantes alemães na região de Blumenau