A queda de braço entre a prefeitura de Blumenau e a ABLUTEC, em relação aos direitos sobre a promoção e organização de eventos cervejeiros, começa a se intensificar. Nesta sexta-feira (10/05/24), a entidade presidida por Develon Rocha reafirmou sua condição de promotora, organizadora e realizadora do Festival Brasileiro da Cerveja e do Concurso Brasileiro de Cervejas, há respectivamente 15 e 13 anos.
“Diante da posição da Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau e da PROEB – Fundação Promotora de Exposições de Blumenau, afirmando que irão ‘intervir’ nos referidos eventos, alegando que ambos ‘são do município’, a ABLUTEC desafia, então, que apresentem qualquer documento que comprove que o poder público concedeu à ABLUTEC a realização do Festival e do Concurso. Também reafirmamos que a ABLUTEC detém os direitos autorais sobre os logotipos dos referidos eventos”, escreveu em uma nota divulgada à imprensa.
O texto enfatiza as centenas de milhares de pessoas do Brasil e do exterior mobilizadas para os eventos, além de terem incrementado a arrecadação municipal, estadual e federal em milhares de reais. “Portanto, merecemos respeito à condição legal e legítima de promotora, organizadora e realizadora dos eventos cervejeiros”, diz a ABLUTEC.
A nota ainda agradece às mais de 20 entidades que manifestaram apoio à continuidade da realização dos eventos, “que fomentam e desenvolvem o setor há pelo menos 15 anos”. Entre elas, estariam federações de entidades empresariais do estado, sindicatos patronais de diversos segmentos como o varejo, atacado e de serviços, em nível estadual e municipal.
Associações e entidades ligadas ao trade turístico da cidade, ao mercado cervejeiro, aos concursos cervejeiros da América Latina e da Europa, bem como à Federação Internacional do segmento, também teriam manifestado apoio.
“Renovamos o compromisso com a realização das próximas edições do Festival Brasileiro da Cerveja, Concurso Brasileiro de Cervejas, Comenda da Cerveja e do Congresso Internacional da Cerveja, em respeito à fidelidade dos nossos expositores cervejeiros, ao trade turístico e ao público consumidor”, finaliza o texto agradecendo às cervejarias que já confirmaram sua participação nas edições de 2025 (Festival e Concurso).
A Prefeitura de Blumenau tinha alegado que detém os direitos de imagem e realização dos eventos cervejeiros. Além disso, ainda proibiu a empresa responsável pela organização de realizar eventos por estar em débito com o Parque Vila Germânica, o que foi negado pela ABLUTEC.
Tudo leva a crer que o assunto irá parar nos tribunais. O problema é que irá respingar nacionalmente e internacionalmente no setor de forma negativa, mostrando falta de sintonia entre poder público e entidade privada, em plena Capital da Cerveja.