Fábio Fiedler assume o comando do PODEMOS em Blumenau

O ex-vereador (2005 a 2016) estava afastado dos holofotes políticos e atua como empresário na cidade.

Fábio Fiedler e Deputada Paulinha (Ana Paula da Silva) | Foto: divulgação

O empresário e ex-vereador Fábio Fiedler voltou aos holofotes políticos após ser empossado como presidente do PODEMOS em Blumenau. A indicação foi da Deputada Paulinha (Ana Paula da Silva), que assumiu o comando estadual da sigla e está em busca de lideranças nas principais cidades de Santa Catarina.

O partido informou que, por enquanto, não tem um nome para apoiar a eleição para Prefeito em 2024. “Essa discussão será feita com os vereadores e vereadoras do Podemos e as lideranças locais, e o Fábio, por sua experiência, tem a confiança da direção estadual para conduzir o projeto Podemos em Blumenau”, destacou Paulinha.

A trajetória política começou no PSDB, mas o primeiro mandato (2005-2008) como vereador de Blumenau foi pelo DEMOCRATAS, hoje parte do UNIÃO BRASIL. Em 2009, concorreu à casa legislativa municipal pelo PSD (Partido Social Democrático) e ficou até 2016.

A principal tarefa do novo presidente é reconstruir o PODEMOS, partido do qual até pouco tempo fazia parte o prefeito Mário Hildebrandt, que ingressou no PL (Partido Liberal). A meta é viabilizar uma chapa de vereadores para a eleição de outubro deste ano e preparar o partido para 2026.

Fábio Fiedler teve o nome citado na operação Tapete Negro, deflagrada no final de 2012. Ele e outros três políticos foram acusados na época de suposta interferência em setores da prefeitura, onde teriam incluído ruas em listas de vias que deveriam ser pavimentadas.

Desde então, iniciou uma batalha jurídica para provar sua inocência, que foi reconhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) em fevereiro de 2020. A acusação foi baseada em áudios utilizados durante as investigações da operação.

DEPUTADA PAULINHA

A Deputada Paulinha, que já foi prefeita de Bombinhas (SC) por duas vezes, tem força política. Ela assumiu o comando estadual do Podemos com a meta de estimular candidaturas a federal e estadual para o pleito de 2026. Seu foco  estruturar o partido nos 20 maiores municípios de Santa Catarina, buscando novos nomes para a eleição de vereadores.