A Polícia Militar foi informada às 21h30 desta quinta-feira (1/02/24) que uma caminhonete Toyota Hilux CDSRXA4FD preta foi furtada de uma revendedora de veículos às margens da BR-470, no bairro Encano do Norte, em Indaial (SC). Uma guarnição foi ao local e encontrou o portão aberto com o cadeado quebrado.
A informação foi repassada às unidades da Polícia Militar na região. Como a caminhonete possui um rastreador, foi possível localizá-la às 23h na Rua Himalaia, no bairro Fortaleza, em Blumenau. Uma guarnição se deslocou até o local e encontrou a Hilux.
No entanto, as placas fornecidas pela vítima haviam sido trocadas e coincidiam com as de um veículo de outro estado. O irmão do proprietário da revendedora onde ocorreu o furto foi contatado e se ofereceu para providenciar um guincho para levar o veículo até a Central de Polícia Civil.
Mas um fato chamou a atenção dos policiais durante as buscas: havia um automóvel Chevrolet Onix 10MT Joye estacionado próximo a caminhonete. Dentro do carro havia um homem, e a guarnição suspeitou que ele poderia estar envolvido no crime.
Os policiais deram voz de abordagem, mas o indivíduo inicialmente não acatou a ordem, questionando o motivo e negando qualquer envolvimento em atividades criminosas. Após ser informado sobre o furto da caminhonete, ele finalmente saiu do veículo.
O homem de 38 anos estava usando muletas, apresentava dificuldade para caminhar, e relatou que fez recentemente uma cirurgia próxima ao joelho para implantar uma platina. Durante a revista pessoal, ele tentou se desvencilhar dos policiais com as muletas, e a PM afirma que foi necessário o uso da força para imobilizá-lo.
Durante a conversa com a guarnição, o indivíduo forneceu versões contraditórias sobre sua presença no local, gerando dúvidas quanto ao seu possível envolvimento no furto da camionete. Ao consultar o seu nome no sistema, foi constatado que ele tinha antecedentes por receptação e roubo de veículo.
Durante a checagem nos documentos e procedimentos de trânsito junto ao Centro de Operações da PM, foi constatado que o Chevrolet Onix em que estava havia sido furtado recentemente. Questionado sobre o fato, o homem alegou ter pegado o veículo emprestado do vizinho.
Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e recusou fazer o exame de corpo de delito. Em seguida, o suspeito foi levado até a Central de Polícia Civil, onde serão realizados os procedimentos legais.