Na noite de segunda-feira (29/01/24), foi liberado o acesso de forma provisória na Rua Arnold Hemmer, no bairro Badenfurt, em Blumenau. No entanto, os ônibus ainda não podem passar pelo local, portanto, a linha 155 (variante Arnoldo Hemmer) permanece atendendo apenas pela BR-470, nos dois sentidos, seguindo até a Breitkopf Caminhões, no km 62.
A via foi danificada durante as chuvas e enchentes que ocorreram entre outubro e novembro no Vale do Itajaí. Desde a última semana, a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB) tem trabalhado na melhoria do sistema de drenagem, principalmente na Rua Genésio Link, localizada logo à frente da área danificada. O esforço para liberar o trecho, amplamente utilizado para acessar a BR-470, envolveu outros órgãos públicos da administração municipal.
A Secretaria do Meio Ambiente (Semmas) ajudou na remoção da árvore caída entre a margem do rio e parte da pista. Já a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) colaborou com a sinalização viária provisória.
A reconstrução da via faz parte do plano de trabalho enviado à Defesa Civil Nacional para as áreas afetadas pelas enchentes. De acordo com o mapeamento realizado pelas equipes da prefeitura, serão necessários cerca de R$ 3,7 milhões para a recomposição do trecho atingido.
“Entendemos a importância da Rua Arnold Hemmer para o município, como um corredor de serviço amplamente utilizado como acesso alternativo à Rodovia BR-470. Diante disso, não podíamos mais esperar pelo recurso federal para encontrar uma solução. Mesmo que seja de forma temporária, conseguimos deixar a pista em condições seguras, permitindo que, pelo menos de forma alternada, os veículos de pequeno porte possam transitar por aqui”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.