Fotos: André Luiz Bonomini
Uma forma diferente de misturar conhecimento com solidariedade. Acadêmicas do quarto semestre do curso de Moda da FURB transformaram um trabalho de sala em carinho para os amiguinhos de quatro patas. Elas produziram durante o mês de novembro camas para cachorro que foram doadas à Comunidade Caridade Sem Fronteiras, no Bairro Garcia, em Blumenau. Ao todo, 38 alunas participaram da atividade, produzindo um total de 20 camas. Além deste produto, o grupo fez 20 almofadas que foram doadas à Biblioteca Universitária da FURB.
O trabalho é resultado de uma atividade de fim de semestre da disciplina Laboratório Experimental 1, ministrada pela professora Lucineia Sanches. Segundo Lucineia, a iniciativa “busca trazer a elas uma forma de perceber a necessidade de se integrar e colaborar com a comunidade onde esta por meio de alguma ação, muito além do que se aprende em sala”.
As 38 alunas foram divididas em equipes de três integrantes, sendo que cada uma era responsável por um dos dois produtos propostos para produção. As sobras de tecido usadas tanto na confecção das camas para cachorro quanto para as almofadas foram doadas pela empresa Renaux, de Brusque.
A Comunidade Espírita Caridade Sem Fronteiras presta desde 2006 ações de auxilio social em comunidades de Blumenau. As 20 caminhas produzidas são parte das doações que os cerca de 60 voluntários da ONG fornecem a famílias carentes que possuam cães.
Almofadas para crianças
Além das camas para cachorro, outras equipes da mesma atividade conduzida pela professora Lucineia produziram 20 almofadas, que foram doadas para o espaço de literatura infantil da Biblioteca Universitária da FURB, no Campus 1.
De diversas formas, tamanhos e estilos, as almofadas foram confeccionadas com o mesmo material doado pela empresa Renaux. Esta é a primeira vez que o curso de Moda faz este tipo de trabalho para a Biblioteca. “Agora, pretendemos manter esta colaboração em todos os anos, tanto para o espaço infantil como para outros que necessitem deste tipo de intervenção”, explica o diretor da Biblioteca, Darlan Jevaer Schmitt.
Texto: Giovana Pietrzacka / André Luiz Bonomini | via FURB