Em resposta à crescente incidência de câncer de pele no Brasil, que compõe 35% de todos os diagnósticos da doença no país, a Policlínica Lindolf Bell, ligada à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), promove um mutirão de prevenção e combate a esta condição.
A ação, agendada para o próximo sábado (2/12/23), das 8h às 15h, alinha-se à campanha nacional “Dezembro Laranjaª”, iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Localizada na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte, a Policlínica atenderá participantes mediante distribuição de 150 senhas a partir das 7h da manhã.
A coordenadora da Policlínica, Marlene Feldhaus, enfatiza a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura, que superam 90% nos casos identificados precocemente. Ela destaca que, embora o câncer de pele não melanoma seja o tipo mais comum e apresente baixa letalidade, é fundamental tratá-lo de forma precoce para evitar complicações sérias.
Os participantes serão acolhidos por enfermeiros, e aqueles com lesões suspeitas de câncer receberão atendimento especializado de um médico dermatologista no mesmo dia. Em casos de lesões preocupantes, os pacientes serão encaminhados ao Ambulatório de Cirurgia para biópsias.
Público-alvo
O mutirão visa atender pessoas com sintomas como feridas no rosto, orelha, couro cabeludo, ou no corpo que não cicatrizam; manchas irregulares, assimétricas e que sangram com facilidade; além de pintas de crescimento rápido. Entretanto, condições como vitiligo, micoses, verrugas ou ceratoses seborreicas não serão abordadas nesta ação.
Marlene ressalta que existe uma variedade de opções terapêuticas para tratar o câncer de pele não melanoma, variando de acordo com o tipo e extensão da doença, mas muitos casos podem ser geridos com procedimentos simples.
Além do mutirão, a Policlínica Lindolf Bell manterá suas atividades regulares, oferecendo consultas em sete especialidades médicas, incluindo reumatologia, proctologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, oftalmologia, cardiologia e neuropediatria. Estas consultas, previamente agendadas, serão atendidas paralelamente às atividades do mutirão.