Vídeo: Museu de Arte de Blumenau traz exposição com artistas do Sul do Brasil

A exposição também reúne trabalhos de 40 anos de um talentoso artista blumenauense.

Até o dia 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, você pode conhecer a 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte Moderna de Blumenau. O espaço fica localizado no prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), na Rua XV de Novembro, 161, no Centro.

As obras reúnem talentos de três estados, começando por Santa Catarina, com Tessituras Poéticas, de Antonio Montibeller e Sandra Winkler; Cidade Fabricada, de Rogério Negrão, além do blumenauense Pita Camargo, que comemora seus 40 anos de Arte.

Do Paraná, vem a artista Carmen Rocha, com “A Dança”. Por fim, do Rio Grande do Sul, a curadora Ana Zavadil selecionou uma coletânea com as obras de Becca Wiskov, Giovana Hemb, Karina Koslowski, Lisi Wendel, Lu Gaudenzi e Paola Mesquita.

A abertura da última temporada de 2023 aconteceu no dia 9 de novembro, com o lançamento de dois livros. Um deles é de Samuel de Oliveira, natural de Cuiabá (MT), que fotografa a pesca artesanal da tainha desde 2013, em Bombinhas (SC), onde morou por muitos anos.

Samuel é casado com a jornalista Nane Pereira, especializada na área cultural. Desde 2017, fotografa shows e espetáculos em todo o Vale do Itajaí. Fez um curso de Fotografia do Espetáculo com o renomado fotógrafo João Caldas e, desde 2016, vem se especializando em fotografia de espetáculos teatrais, concertos musicais, dança, shows e retratos.

 

A artista plástica Raquel Gastaldi lançou seu livro de poemas “Borboletas no Jardim”. Seus sentimentos viram cores visíveis apenas para quem absorve as frases e letras, meticulosamente unidas com as suaves pinceladas da inspiração. Alguns textos criados por ela já puderam ouvidos quando foram declamados em um palco ou nas rodas de poesia.

 

 

Na Sala Pedro Dantas, Pita Camargo, traz uma amostra dos “40 anos de arte – um recorte do acervo do escultor”. Os trabalhos, selecionados pela curadora Lilian Martins, trazem gravuras, giz pastel, esculturas em bronze, mármore e granito, em obras do início de sua trajetória até a atualidade.

Artista multifacetado, especializado em desenho, gravura e escultura, tem marcado presença no cenário artístico de Santa Catarina desde 1982. Suas obras já foram exibidas em museus renomados, incluindo o MASC, MuBE e MAJ. Ele também é responsável por diversas obras e monumentos públicos situados em cidades como Blumenau, Pomerode, Joinville, Florianópolis, São Paulo e Balneário Camboriú. Destaca-se ainda pela criação de três esculturas submersas localizadas em Bombinhas.

Confira algumas entrevistas: