A empresária Larissa de Carvalho Frederico e o marido, inauguraram na noite desta sexta-feira (29/09/23), a primeira franquia da Bread King (Rei do Pão) em Blumenau. A unidade, que abre todos os dias das 8h às 20h, fica localizada na esquina das ruas Princesa Isabel e Humberto de Campos (acesso ao estacionamento), no bairro Velha.
A imprensa, influenciadores digitais e convidados tiveram a oportunidade de conhecer o espaço e experimentar alguns produtos, todos ultracongelados. Eles vêm da fábrica própria e incluem uma vasta linha, desde pães (especiais, tradicionais, artesanais e light); massas doces; pastel de Belém, massas folhadas e croissants, pão de queijo e chipa, salgados fritos e assados; linhas confeitaria, varejo e hotelaria.
Confira a entrevista feita por Claus Jensen e gravada por Marlise Cardoso Jensen, com a empresária Larissa.
Uma história de empreendedorismo familiar que iniciou há 40 anos
Em 2006, nos fundos de uma padaria em Chapecó (SC), foram dados os primeiros passos para a criação da Bread King, uma indústria que hoje produz mais de 300 alimentos, entre pães, doces e salgados. Uma trajetória que começou há mais de 40 anos e, apesar dos pais ainda estarem presentes no negócio, são os filhos que atualmente têm maior presença na operação.
A antiga fábrica no Oeste de Santa Catarina tornou-se um Centro de Distribuição, e a produção foi transferida para o parque fabril construído em 2017 às margens da BR-101, em Porto Belo, no Litoral. A estrutura possui aproximadamente 10 mil m² onde são produzidas 150 diferentes delícias distribuídas para supermercados, padarias, hotéis, restaurantes e conveniências em geral.
Em 2021, foi iniciado o projeto de lojas de fábrica com as duas primeiras franquias do grupo. Em um ano, foram implantadas 10 unidades, com um faturamento anual em 2022 acima de R$ 25 milhões. Atualmente, a rede é composta por 14 lojas, localizadas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Brasília.
Hoje, já são mais de 350 colaboradores envolvidos no projeto, desde a fábrica até as lojas. A Bread King afirma investir continuamente em novas tecnologias para os sistemas de fabricação, congelamento e embalagem, além de priorizar ingredientes de qualidade.
A empresa também lançou um programa de fidelidade através do aplicativo Clube Bread King. As lojas possuem diferentes modelos de negócio, desde os convencionais até containers, com formatos específicos para cidades de todos os tamanhos. A logística de entrega dos produtos é 100% própria, e a empresa garante qualidade e pontualidade.
Um dos modelos é voltado para cidades ou bairros menores, com até 200 mil habitantes, que tenham demanda e potencial de venda de até R$ 200 mil. A franquia sugere um terreno com custo de aluguel em torno de R$ 7.500,00 e que ofereça vagas de estacionamento. Esse modelo também pode ser viável para áreas externas de shoppings, outlets, atacados ou centros comerciais (strip malls).
As opções de modelos variam de investimentos de R$ 450 mil a R$ 850 mil, em lojas que oscilam entre 90 e 150 m². A empresa estima que o ponto de equilíbrio no faturamento seja alcançado em 6 meses de operação e que o retorno total do valor investido ocorra entre 20 a 36 meses.
Como em todo tipo de negócio, tudo depende do empenho do empreendedor e da demanda no local escolhido. A franquia foi planejada para gerar um faturamento médio de R$ 200 mil a R$ 450 mil.