Entre os dias 24 de junho e 2 de julho, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Remo na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ). Blumenau fez bonito com os dez atletas do Clube Náutico América/ SME/ SEIDEP que conquistou dez medalhas, entre elas duas de ouro, três de prata e cinco de bronze. A equipe participou de 18 provas, sendo duas no Para-Remo e 16 no convencional.
O destaque ficou por conta de Daniel Passold Filho, que conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze. A primeira de ouro veio na prova Single Skiff (1x), na categoria sub-19, que o consagrou campeão Sul- Americano.
O segundo ouro de Daniel foi na prova do Oito com Timoneiro (8+), também na categoria sub-19, desbancando os favoritos e invictos da prova o Clube de Regatas do Flamengo. A guarnição vencedora estava composta por mais três atletas do clube: Dimitri Nagel Candido Pacheco, Ian Darolt e Francisco Evaldt Bernardi.
Blumenau não conquistava uma medalha de ouro em campeonato brasileiro há 20 anos e primeira vez que conquista duas medalhas douradas no mesmo campeonato brasileiro, o principal da modalidade no país, nos dois barcos clássico da modalidade (1x e 8+). Isso é fruto de trabalho de base e investimento que a prefeitura faz com o esporte da cidade.
Para-Remo
Dois paratletas, Bruna Daniel e Patrick Thomsen, também se destacaram na competição. Ambos da capital fluminense com uma medalha de prata e uma de bronze respectivamente. As competições nas categorias paradesporto e convencional aconteceram separadamente.
O Para-Remo aconteceu entre os dias 23 e 25 de junho, enquanto o Remo, foi realizado nos dias seguintes (26 de junho a 2 de julho), sendo organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR). O evento também envolveu a Federação de Remo do Rio de Janeiro (FRERJ) na mesma raia onde aconteceram as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.
O próximo compromisso do clube será dia 10 de setembro na terceira etapa do campeonato estadual, que acontecerá aqui em Blumenau. A parceria do Clube Náutico América com Prefeitura, através das secretarias de Esporte, e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, foram essenciais, assim como a Unimed, patrocinadora oficial do América. Os resultados também são dedicados a todos que ajudam esse clube campeão a manter viva essa trajetória que tanto nos orgulha.
Resultados oficiais do Clube Náutico América:
Ouro:
- 1x Sub-19 Masculino – Daniel Passold Filho
- 8+ Sub-19 Masculino – Dimitri Nagel Candido Pacheco, Francisco Evaldt Bernardi, Daniel Passold Filho, Ian Darolt
Prata:
- 1x PR1 Feminino – Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel
- 4- Sub-19 Feminino – Helena Beatriz Ewald D’Avila e Lavinia Nagel Pacheco
- 4- Sub-23 Feminino – Giulia Renata Alves dos Santos
Bronze:
- 1x Sub-23 Masculino – Daniel Passold Filho
- 2- Sub-19 Masculino – Ian Darolt e Francisco Evaldt Bernardi
- 4- Sub-23 Masculino – João Vítor Threis da Costa
- 4x Sub-19 Feminino – Lavínia Nagel Pacheco e Helena Beatriz Ewald D’Avila
Quarto colocado:
- 1x Sub-23 Feminino – Giulia Renata Alves dos Santos
- 2x Sênior Masculino – João Vítor Threis da Costa
- 2x Sub-23 Feminino – Giulia Renata Alves dos Santos
- 8+ Sênior Feminino – Giulia Renata Alves dos Santos
Quinto colocado:
- 4- Sub-19 Masculino – Dimitri Nagel Candido Pacheco, Francisco Evaldt Bernardi, Ian Darolt
- 1x Sub-23 Masculino – João Vítor Threis da Costa
- 4x Sub-19 Masculino – Dimitri Nagel Candido Pacheco, Ian Darolt e Francisco Evaldt Bernardi
Sexto colocado:
- 4x Sênior Masculino – João Vítor Threis da Costa