GAECO investiga fraude em concurso público no Vale do Itajaí

Estão sendo mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em dois municípios. Entre os suspeitos, estão representantes da banca organizadora.

Na manhã desta sexta-feira (2/06/23) foi desencadeada a operação “Olho na Vaga” que investiga uma suposta fraude em um concurso público em 2022 realizado pela prefeitura de Laurentino (SC), no Alto Vale do Itajaí. A ação do GAECO, do Ministério Público de Santa Catarina, atua em apoio à Promotoria de Justiça da comarca de Rio do Oeste.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, e outros dois de prisão temporária, contra suspeitos envolvidos em facilitar o preenchimento do gabarito das provas com a participação de representantes da empresa organizadora. As diligências estão sendo feitas nos municípios de Agronômica e Tubarão.

Entre os investigados, está o representante legal da banca e responsável pela empresa contratada, o funcionário que participava dos pregões presenciais (licitações) e eventuais beneficiários das fraudes. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara da comarca de Rio do Oeste, atendendo ao pedido da Promotora de Justiça Lanna Gabriela Bruning Simoni.

GAECO

O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo MPSC e composta por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal a Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa.