Viver a emoção de assistir uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça é inesquecível. E isso motivou muitas pessoas a se dirigir ao Aeroclube de Blumenau na tarde deste sábado (22/04/23). O resultado foi um enorme trânsito por todos os caminhos até as imediações do Aeroporto Quero-Quero localizado às margens da Rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central.
A mesma situação foi possível observar em determinado trecho da Rua Gustavo Zimmermann, que fica paralela e acaba sendo uma alternativa para escapar do trânsito. Um terreno vazio serviu de estacionamento para vários veículos que aguardavam a chegada das aeronaves.
Quem vinha do bairro Fortaleza, já enfrentava uma fila enorme para acessar a SC-108 ou a Rua Primeiro de Janeiro. Não adiantavam as rotas alternativas para chegar ao aeroclube, como cortar caminho pela Rua Arno Delling ou Professor Jacob Ineichen, ambas no bairro Itoupazinha, porque o aplicativo Waze mostrava congestionamentos. Na volta, o mesmo problema.
Próximo ao aeroporto, havia muitas pessoas que deixaram o carro parado no acostamento para fazer o resto do trajeto a pé. Outros ficaram esperando a chegada dos aviões da Esquadrilha da Fumaça onde estavam.
Durante espetáculo, foi marcante a homenagem em memória às crianças mortas na Creche Cantinho Bom Pastor no dia 5 de abril. Os hábeis pilotos desenharam um coração e escreveram em fumaça “Unidos por Blumenau”.