Por Liliane Machado
O Grupo Stylo, rede associativista de farmácias que possui 137 lojas, aumentou em 38% o número de unidades. O fato acontece um ano depois do grupo ter firmado parceria técnica-operacional com as Farmácias Trajano do Paraná. A consultoria fornecida pelo grupo catarinense à rede paranaense está diretamente ligada à estratégia de negócio e ao uso da tecnologia.
No mercado farmacêutico há 14 anos, a Stylofarma acumulou know how com o foco na gestão de rede associativista em Santa Catarina. Em 2022 lançou no mercado o Grupo Stylo, e ampliou a atuação no setor, oferecendo entre diversos serviços, a assessoria para gestão de pequenas e médias redes. Foi então que as Farmácias Trajano viram a oportunidade de aplicar o conhecimento de outra rede que já havia conquistado experiência com base no uso da tecnologia.
A parceria aconteceu de forma natural, como explica o sócio e diretor da Grupo, Stefan Passold. “Tínhamos o desejo de expandir para o Paraná, enquanto a Farmácia Trajano queria iniciar um processo de evolução da sua gestão familiar para uma administração mais técnica e profissional, a parceria chegou em um momento importante para os dois lados.”
A estratégia das duas marcas ajuda a redefinir o mercado tão concorrido de farmácias e drogarias. Neste caso, em vez de buscar superar uma a outra, as redes se uniram para potencializar os negócios e crescerem juntas.
Um dos benefícios para o sucesso da parceria foi a eficiência no uso de tecnologia de ponta para garantir uma boa gestão da rede. “Utilizamos uma plataforma integrada que aumenta a eficiência da rede. Com ela conseguimos engajar os donos das farmácias na padronização das unidades e melhorar a comunicação. Ligações entre as lojas e a central, que antes ficavam perdidas no caminho, hoje ficam totalmente registradas em sistema, através do módulo de chamados”, explica Passold.
Para alcançar essa eficiência, o Grupo Stylo utiliza há quatro anos a plataforma SULTS, especializada na gestão completa de redes e franquias e a maior do segmento da América do Sul. São mais de 20 módulos integrados que garantem dados confiáveis em todos os setores, além de concentrar todos os processos em um mesmo sistema.
Utilizando as informações geradas pela plataforma é possível que a rede obtenha dados que vão desde prospecção, CRM, implantação, operação, comunicação interna e externa, marketing, compras, universidade corporativa e consultoria de campo através de checklists inteligentes com planos de ação.
“A utilização do sistema agilizou muito o processo interno da rede e ajudou no crescimento de 54% nos últimos três anos. Assim, geramos um maior respaldo aos nossos clientes e consequentemente, conseguimos trazer mais unidades para dentro da rede”, revela Pasold. A comunicação também teve uma melhora significativa na rede, e atingiu uma efetividade de 63%. Até agora já foram mais de 30 mil chamados na plataforma, o que zerou totalmente as mensagens que se perdiam em aplicativos de mensagens.
Rodrigo Caetano, CEO da SULTS, afirma que a troca constante de informações entre a plataforma e a rede é a chave para a excelência na gestão. “Na SULTS analisamos as demandas de nossos clientes e estudamos em detalhes como podemos construir um sistema cada vez mais completo”, explica. Um exemplo é o módulo Net Emotional Score (NES), recentemente lançado, que é capaz de avaliar de forma analítica o nível de satisfação dos franqueados e produzir notas percentuais e informativas para facilitar a gestão da rede.
Sobre a SULTS:
A SULTS é uma plataforma de gerenciamento de projetos e processos para redes de franquias e negócios, baseado no modelo SaaS. Em 2022, cresceu mais de 256% em relação ao ano anterior e se tornou a maior do segmento na América do Sul. Atualmente, atende mais de 400 marcas de diversos setores. Entre os clientes estão marcas como Habib’s, iFood, Piticas, Grand Cru, Terra Vivo Fibra, Bioritmo, Ultrafarma, entre outras. Ao todo são mais de 100 mil usuários da plataforma distribuídos em cerca de 25 mil lojas.