Acompanhados da Reitora da Furb Marcia Sardá e do Secretário de Administração de Blumenau e membro do Conselho Universitário Anderson Rosa, o Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, tiveram audiência na tarde desta terça-feira (28/02/23), com o Ministro da Educação, Camilo Santana. Na sede do MEC tiveram o pedido de prorrogação dos estudos pró federalização atendido pela atual equipe de Brasília.
Hildebrandt é graduado pela Furb em Administração e também Serviço Social e fala com bastante alegria sobre a reunião. “Foi um encontro bastante produtivo. Fomos muito bem recebidos pela equipe do Ministério da Educação, que ouviu nossa demanda com bastante atenção e acenou positivamente para nosso pedido. O objetivo da prorrogação do termo é que a equipe do Ministério da Educação entenda as necessidades e também a importância da concretização do processo de federalização para o ensino superior de Santa Catarina. Mais um passo importante para esse projeto aguardado há mais de 30 anos por todo o Vale Europeu”, destaca o Prefeito.
Termo de Compromisso
O termo de compromisso entre Ministério da Educação e Universidade foi assinado em agosto de 2022, durante visita do então Ministro da Educação Victor Godoy à Blumenau. Com o termo de compromisso o Ministério da Educação estuda e entende quais são os impactos da federalização. Ao MEC cabem as questões educacionais do processo. Quantos cursos, mestrados, doutorados a FURB oferece, o quanto esta oferta impacta na região, enquanto outros órgãos analisam outros aspectos, como o da economia.
Governador Jorginho Mello vestiu a camisa da Furb Federal desde que ocupava o cargo de Senador da República e destaca a importância de mais esse encontro em Brasília. “O Governo Federal mudou e eu assumí a gestão do nosso Estado e seguirei lutando pela federalização da Furb por entender que Santa Catarina precisa de mais esse passo para a educação superior e pelo respeito à história da Furb para o Vale Europeu ao longo de todos os anos. O encontro com o Ministro Santana foi mais um passo importante e seguiremos firmes no propósito”, enfatiza o Governador.
Atualmente, a FURB oferece à comunidade mais de 50 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de quatro doutorados e 13 mestrados, cursos de especialização e ensino médio. Tem no quadro funcional 460 técnicos administrativos, mais de 600 professores e em torno de 6 mil estudantes. Com a federalização, amplia-se o número de vagas públicas e gratuitas na região, trazendo um incremento de receita anual estimado em mais de 400 milhões de reais ao Vale do Itajaí.
Reitora e também formada pela FURB, Marcia Sardá fala sobre a missão assumida e os passos dados para a tão sonhada Furb Federal. “A Furb está pronta para a Federalização e é isso que esperamos que seja compreendido pelo MEC nessa etapa do termo de compromisso. É uma espera de mais de 30 anos e vamos seguir lutando para enfim, vermos concretizada. A Furb merece ser Federal por sua história e enquanto reitora é por isso que lutarei ao fim”.