Pessoas precisam de pessoas: CVV tem cursos para formação de voluntários

Talvez você tenha o dom ajudar uma pessoa com sua paciência em ouvi-la e falar as palavras certas.

Imagem: OBlumenauense / especial

Desde sua fundação, em 1962, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atua com base no contato humano como forma de apoio emocional, prevenção do suicídio e manutenção da saúde das pessoas, independentemente da proximidade física e da tecnologia envolvida nesse contato.

Graças ao trabalho dos/as voluntários/as, muitas vidas tiveram uma luz no que parecia ser o fim de um túnel de sofrimento. A campanha #TamoJunto, reforça a presença 24 horas por dia dessas pessoas dispostas a ouvir quem passa por um momento difícil e precisa de ajuda para lidar com seus sentimentos e emoções.

“Nossas atividades são todas realizadas por voluntários devidamente preparados, com ênfase nas relações humanas”, comenta Zita, voluntária do CVV. “É uma conversa de uma pessoa com outra pessoa, sigilosa e anônima,” complementa.

A mesma campanha que divulga o serviço oferecido gratuitamente pelo telefone 188 ou no site www.cvv.org.br também convida as pessoas a se tornarem voluntárias. “Nosso principal recurso é nossa equipe de voluntários. Para atender mais pessoas, precisamos de mais voluntários”, afirma Zita.

Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos do CVV realizam periodicamente os Cursos Gratuitos de Capacitação e Seleção para novos Voluntários, no qual os candidatos são preparados ao longo de cerca de três meses.

Os interessados em se tornarem voluntários do CVV podem se inscrever pelo site, na página “voluntário” ou enviar um e-mail para blumenau@cvv.org.br. Para isso é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais, uma reunião mensal e estar disposto a acolher pessoas que precisam conversar de maneira sigilosa. Não é necessário formação específica além do curso que o CVV oferece, pois a entidade realiza apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico.

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos ou com outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

O CVV Blumenau oferece curso ONLINE:

Fevereiro:

  • Dias 25 (sábado), das 15h às 19h
  • Dia 26 (domingo), em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 17h
  • Inscrição: preencha o formulário online cliqando aqui ou mande um e-mail para blumenau@cvv.org.br

Para entender melhor o que é se tornar um voluntário do CVV, veja esse vídeo de apenas dois minutos que explica o assunto: