Um homem causou danos e resistiu à prisão no final da manhã desta terça-feira (4/10/22) em Pomerode (SC). A Polícia Militar foi acionada às 11h42 depois que ele em surto psicótico jogou pedras contra casas e se comportava de forma agressiva.
Ao chegar no local, a guarnição conversou com algumas vítimas. Uma mulher de 65 anos relatou que é vizinha do agressor e que a sua casa sofreu danos na janela, no portão e em um cano de água. Antes dos policiais chegarem, o homem fugiu para sua residência e de lá foi visto pulando o muro em direção ao matagal.
Outra vítima foi um homem de 68 anos relatou que mora no fundo da casa da mulher anterior. A sua casa também foi atingida pelas pedras arremessadas pelo agressor, deixando danificados vidros, vasos e o seu carro. Ele também foi ameaçado de morte pelo vizinho em surto, inclusive logo depois de passar o relato aos policiais. O agressor disse que iria matá-lo e vê-lo no inferno.
A guarnição tentou dialogar com o homem que se mostrava agressivo e incoerente. Foi solicitado o apoio do SAMU, que esteve no local. Os policiais tentaram convencê-lo a assinar um termo circunstanciado de ocorrência, que se recusou e resistiu de forma agressiva quando foi informado que seria conduzido à delegacia.
Em seguida a guarnição tentou técnicas de controle de contato, o que não funcionou, assim como o uso de gás de pimenta. Segundo a PM, o homem continuava agressivo e investiu contra os policiais que dispararam cinco tiros de borracha (elastômero) com uma espingarda calibre 12.
Finalmente a situação foi controlada e o homem foi atendido pela equipe do SAMU. Ele foi levado ao Hospital e Maternidade Rio do Testo, onde assinou um boletim de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Assim que se recuperar, ele terá que comparecer ao Fórum perante um juiz, com data e horário pré-agendados.