Professor aposentado dos EUA vem a Blumenau e encontra ex-aluna

Ele participou de trabalhos sobre a História do Brasil e atuou com a primeira turma de acadêmicos com mestrado em História em Santa Catarina.

Foto: Sérgio Antonello/SMC

O professor aposentado George Philip Browne fez terça-feira (27/09/22), uma visita cortesia à Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). O estadunidense participou de trabalhos sobre a História do Brasil e atuou com a primeira turma de acadêmicos com mestrado em História em Santa Catarina, sendo assim professor e orientador da atual diretora do Patrimônio Histórico Museológico de Blumenau, Sueli Vanzuita Petry.

Foto: Sérgio Antonello/SMC

Como professor convidado, viajou para várias regiões do mundo, mas encerrou sua vida acadêmica como professor nos Estados Unidos. Aos 80 anos, está percorrendo o Brasil e revendo amigos e ex-alunos. “Fez questão de vir a Blumenau para rever e se inteirar dos processos históricos no Estado de Santa Catarina nos últimos 40 anos”, salientou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos, que também acompanhou a visita.

Foto: Sérgio Antonello/SMC

Depois de sua passagem por Blumenau, o professor seguiu viagem para o Estado de São Paulo onde ainda cumprirá mais algumas agendas antes de regressar aos Estados Unidos, onde tem residência. “Foi uma emoção grande, além do português fluente, o professor falou sobre a metodologia de ensino e os processos educacionais”, destacou o secretário. “Visivelmente emocionado no reencontro com sua ex-aluna, se ouviu dizer: acho que consegui cumprir bem meu papel de professor. Vejo que a historiadora Sueli Petry é uma profissional respeitada na Academia e na comunidade, como é o desejo de todo o professor quando entregamos um aluno ao mercado de trabalho.”

Com informações de Sérgio Antonello da SECOM/BNU

Foto: Sérgio Antonello/SMC